O ICQ, comunicador instantâneo que virou febre no final da década de 1990 e início dos anos 2000, está tentando renovar sua estratégia e lançou aplicativos para aparelhos com Android e iOS. O software já existia para Windows Phone e Bada.
Trata-se de uma nova estratégia que consiste transferir o foco da empresa para a plataforma móvel, informou a companhia, segundo o blog especializado em tecnologia The Next Web. Ainda de acordo com a publicação, o ICQ teve sucesso após fazer seus primeiros esforços no mercado dos smartphones, há quatro meses, adquirindo 2 milhões de usuários ativos desde o lançamento.
A versão do aplicativo para iOS, que funciona nos aparelhos da Apple, também traz funções avançadas como a opção de enviar localizações de lugares do Google pelo software.
ICQ foi criado pela israelense Mirabilis e lançado em 1996. Em 1998, o serviço foi comprado pela AOL, que o vendeu para o Mail.ru Group em 2010. Disponível em 16 línguas, o ICQ foi bastante popular no Brasil no começo dos anos 2000, mas perdeu espaço para o MSN.