A Microsoft está sendo processada por uma empresa norte-americana por ter infringido suas patentes ao usar os blocos interativos, chamados "Live Tiles", na área de trabalho dos novos sistemas operacionais Windows 8 e Windows Phone 8.
A companhia de desenvolvimento, chamada SurfCast, apresentou a ação no Tribunal Distrital de Maine, nos Estados Unidos, na terça-feira (30). No processo, a empresa alega que a Microsoft violou uma patente sua registrada em abril de 2004. A patente cobre a capacidade de selecionar múltiplas fontes de informação em blocos que são atualizados periodicamente.
Conforme o site "The Next Web", a patente inclui a “interface gráfica que organiza o conteúdo por meio de uma variedade de fontes de informação em uma rede de blocos, que podem atualizar seu conteúdo de forma independente dos outros".
A Surfcast também alega que, ao permitir que desenvolvedores criem aplicativos para o Windows 8, que são vendidos posteriormente na Windows Store, a Microsoft também está infringindo suas patentes.