MENU

Novo sensor do Android bloqueia o smartphone quando está longe do dono

O Google está incrementando o Android com um novo recurso de bloqueio que ajuda a manter a segurança do seu aparelho. A função on-body detection (detecção no corpo, em português) utiliza o sensor de acelerômetro para reconhecer se o celular está perto do dono, como dentro do bolso ou nas mãos.

fonte: techtudo.com.br

Atualizado: Terça-feira, 24 Março de 2015 as 8:59

aplicativo Android
aplicativo Android

O Google está incrementando o Android com um novo recurso de bloqueio que ajuda a manter a segurança do seu aparelho. A função on-body detection (detecção no corpo, em português) utiliza o sensor de acelerômetro para reconhecer se o celular está perto do dono, como dentro do bolso ou nas mãos. E quando não está, o recurso bloqueia o smartphone de forma automática até que o usuário insira a senha novamente.

A funcionalidade foi percebida no sistema Android 5.0.1 (Lollipop), rodando em um Nexus 4, conforme o site Android Police e divulgada na última sexta-feira (20). Um dos destaques desse novo recurso é que caso o usuário esqueça o telefone em cima da mesa, por exemplo, ele é bloqueado para garantir a segurança dos dados. Com essa mesma praticidade, o usuário não precisa se preocupar em digitar sua senha de acesso toda vez que for usar o smart, depois que desbloquear o aparelho, caso ele esteja perto de seu corpo.

O recurso não está oficialmente anunciado pelo Google e pode ser prático para alguns usuários no dia a dia. Uma desvantagem é que o smartphone não reconhece se está sendo segurado por você ou algum amigo, já que o sensor se limita a perceber se o aparelho está no bolso ou na mão de um usuário, sem dados mais específicos.

Como dar um toque pessoal no seu Android Lollipop? Confira no Fórum do TechTudo

O on-body detection aparece em funções para bloqueios inteligentes do smartphone, na mesma tela na qual o usuário marca os lugares de confiança, por exemplo.A tela de apresentação do recuso, no celular, explica: “Apenas destrave uma vez seu dispositivo e ele permanecerá desbloqueado pelo tempo que você estiver segurando ou carregando com você. Todas as vezes que você deixar seu aparelho, ele travará porque não está mais com você”. Para aceitar, é necessário tocar na chave, no topo direito da tela, e modificar para a posição “On” (ligado).

Pelo jeito o Google pode liberar o recurso de detecção para alguns usuários, em um prazo de testes para ver como será aproveitado. Para garantir que seu aparelho receba a funcionalidade, quando for liberada de vez, vale ficar de olho nas atualizações do sistema Android e do Google Play Services, e provavelmente estará disponível a partir da versão 5.0 (Lollipop). Resta aguardar para que a função apareça nas configurações do seu Android.

 

 

veja também