
É grande o sentimento de tristeza quando vemos que um grande amigo “desistiu de Deus”, pelo fato de não ter orações respondidas ou conviver com o gosto amargo da culpa. Muitas vezes, algumas pessoas colocam o foco na culpa, e não no amor e na graça de Deus.
Nesses casos, é muito difícil que essas pessoas consigam sentir a presença de Deus e aceitem seu perdão. Se for esse o caso de seu amigo, pode ser difícil, mas não impossível, que ele mude a forma de pensar.
Não acontece só com seu amigo, mas muitos cristãos se sentem frustrados por não terem suas orações respondidas. Pedimos a Deus por algo, e então esperamos Ele fazer o que queremos — mas nos esquecemos de que Deus sabe o que é melhor para nós.
Muitas vezes Deus nos dá uma resposta, mas não da forma como esperamos que ela chegue. A resposta de Deus às nossas orações egoístas e imaturas, muitas vezes, pode ser "vamos esperar" ou "isso não é o melhor para você". Só que para algumas pessoas, essas respostas "negativas" são como não-respostas.
Então, como você pode ajudar seu amigo? Em primeiro lugar, continue orando por ele. Deus é o único que pode mudar o coração do seu amigo. Em seguida, mostre a ele o amor de Deus através de suas ações, estilo de vida e fidelidade.
Perturbe o seu amigo com sua fé! Sempre que possível, deixe que ele veja e sinta as experiências positivas de sua fé. Em Atos 26, o apóstolo Paulo não discutiu intelectualmente diante dos líderes romanos. Ele simplesmente disse: "Aqui está a minha experiência". Paulo perturbou os romanos com seu testemunho.
Uma vida vivida para Deus fala por si.