Acontecerá de 3 a 5 de agosto em São Paulo, o encontro gastronônico Japan & Asian Food Show - Feira e Workshop de Restaurantes & Culinária Asiática, que reunirá tudo sobre a gastronomia, em especial para os que apreciam a comida.
Entre os chefs famosos que iram ministrar oficinas e aulas-show, todas gratuitas, estão Shin Koike,Maurício Santi, André Ahn, Yong Lim e Hirotoshi Agawa, principal nome do sushi no Japão.
Confira a programação do evento.
Oficinas de Gastronomia Asiática - Dias 3, 4 e 5
Chefs, especialistas, professores e empresários compõem a seleção de atletas da gastronomia asiática escalados para os três dias de oficinas. As aulas práticas ensinam pratos como saladas orientais, maki, sushi, culinária tailandesa, bulgogi e bibimbap, peixes, bebidas e confeitaria.
Fórum Brasileiro de Gastronomia Asiática - Dias 4 e 5
Especialistas em empreendimentos no setor de alimentação tratam de temas relevantes para o desenvolvimento de negócios na área de gastronomia asiática, como história e características, food service, etiqueta gastronômica, tecnologia, perspectivas do mercado, uso de peixes e espécies nativas no preparo dos pratos, izakayas (botecos), atendimento, cardápio e inovação.
DECORAÇÃO
Demonstração de Ikebanas para Restaurantes - Dias 3, 4 e 5
A arte de montar arranjos de flores com base em regras e simbolismo ganha espaço dentro da Japan & Asian Food Show. A programação criada pelo Instituto Mokiti Okada busca apresentar aos proprietários de temakerias e restaurantes a importância do bem receber, de uma ambientação adequada ao negócio e o significado dos diferentes tipos de Ikebana.
Nos três dias, as professoras Dayse da Costa Vasconcelos, Anete Tanahara Kuba e Lidia Shimada Giso Kohatsu, fazem demonstrações com os temas Modernidade, Maturidade e Dia a Dia, respectivamente. As aulas acontecem num Pavilhão de Ikebanas, onde trabalhos ficarão expostos durante todo o evento.
OPORTUNIDADES
Além de um encontro gastronômico, a Japan & Asian Food Show traz iniciativas que ajudam empresários do setor a realizar negócios, melhorar a gestão de seus estabelecimentos e formar mão de obra especializada.
Apesar do tamanho e potencial de crescimento do mercado da culinária oriental, o setor ainda esbarra em gargalos na produção e carência de profissionais especializados.
A Japan & Asian Food Show se posiciona como um evento de negócios para ajudar a solucionar alguns destes problemas ao colocar frente a frente, de um lado, empresas de alimentos, indústria de pescados e saquês, massas e chás, acessórios de cozinhas, ambientação, franquias, logística e gestão; e de outro, um público visitante composto por restaurantes e temakerias, chefes e assistentes de cozinha, lojistas, bufês, centros gastronômicos, importadores, distribuidores e investidores.
Alguns números do setor:
- A cidade de São Paulo tem mais restaurantes japoneses do que churrascarias: são 600 estabelecimentos contra 500.
- Por dia, a capital paulista chega a produzir 400 mil sushis.
- No Brasil, estima-se que existam aproximadamente 1.500 restaurantes exclusivamente japoneses e 500 asiáticos.
- Catering e Restaurantes que incluem especialidade japonesa no cardápio, entre fast food e churrascarias, chegam a 1.100 no País.
- O setor de franquias de comida oriental registrou crescimento de 9% em 2012, na comparação com 2011.
- Em 2014, essas franquias faturaram R$ 411,5 milhões.
- Estima-se em 17% o crescimento na quantidade de restaurantes asiáticos no Brasil este ano.
- Existem cerca de 500 fabricantes, produtores e importadores de alimentos para culinária asiática no País.
Fórum Brasileiro da Indústria de Pescados - Dia 3
Mesa-redonda e painéis avaliam os desafios e os gargalos, como logística e distribuição, para aumentar o consumo de peixe no País. Entre os participantes estão Edson Kubo, diretor do Instituto da Pesca do Estado de São Paulo; Roberto Imai, presidente do SIPESP - Sindicato das Indústrias da Pesca do Estado de São Paulo, Meg Felipe, do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e Agricultura; Rodrigo Froes, da Associação Nacional de Restaurantes, e outros.
Ao final, o chef Shin Koike, titular do restaurante Sakagura, ministra aula-show sobre gastronomia asiática. Koike foi uma das cinco personalidades condecoradas pelo governo do Japão por seus serviços de divulgação da cultura culinária nipônica pelo mundo.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Seminário de Gestão de Temakerias e Restaurantes Asiáticos - Dias 4 e 5
O encontro visa a ampliar o conhecimento dos profissionais do segmento, que cresce exponencialmente no Brasil por meio de duas palestras.
Na primeira, os professores Carmen Guarize e Celso Silva, ambos da ABRESI - Associação Brasileira de Gastronomia e AREGALA - Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas, tratam de recursos humanos, hospitalidade, qualidade no atendimento e oferta de serviços. A outra apresentação tem como tema Inovação e Empreendedorismo, ministrada porSérgio Mello, diretor-executivo de Inovação e Empreendedorismo da ABRESI.
ABERTURA OFICIAL
Dia 3, segunda-feira
9h30: Abertura do 1º Fórum Brasileiro da Indústria de Pescados
Com presença de Edson Kubo, diretor Instituto da Pesca do Estado de São Paulo; Roberto Imai, presidente SIPESP - Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo; Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras; e representante do SEBRAE.
13h: Abertura da feira
Com presença de Takahiro Nakamae, cônsul-geral do Japão em São Paulo; Takeshi Aihara, vice-cônsul; Yokio Oshiro, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, e o ex-presidente da entidade,Anselmo Nakatani; e Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras.
NÚMEROS DA FEIRA E WORKSHOP
Expositores: 50
Área total: 2.500 m2
Eventos paralelos: 5
Total de aulas: 47