Os cuidados capilares demandam atenção e sensibilidade, principalmente quando se trata de madeixas tingidas.
Nesse caso, pintar os fios sem danificá-los é uma questão presente na vida de quem tem essa prática e, mesmo se tratando de um processo químico, a hairstyle Pati Macedo afirma que alguns cuidados podem ajudar a proteger o cabelo antes e após a coloração.
“Nosso cabelo já sofre diariamente com fatores externos de diversos tipos, desde pentear até a exposição solar. Durante minha rotina, não abro mão de preparar os fios antes de iniciar esse processo em nenhuma das clientes que confiam no meu trabalho. Não é algo a mais, é o essencial e faz parte do processo”, enfatiza Pati Macedo.
Confira quatro dicas da especialista para tingir os fios sem causar danos:
1. Cuide do seu cabelo regularmente
“Um cabelo saudável não é aquele que vê cuidados uma vez a cada vários meses. Os cuidados capilares precisam ser feitos de forma regular porque isso irá influenciar em absolutamente tudo que for feito: penteados, tintura, alisamentos… tudo.
Se os fios já estiverem danificados, como esperar bons resultados? Cuide sempre do seu cabelo para ter certeza de que ele estará preparado para receber química! Existem diversas formas, mas sugiro começar por uma hidratação ou uma nutrição com óleos vegetais, claro, pelas mãos de um profissional correto e responsável”, reforça.
2. Teste de mecha
“Após os cuidados regulares, o teste de mecha é fundamental porque ninguém quer colocar uma tinta no cabelo e acontecer um corte químico. Esse teste deve ser feito com atenção, através de uma pequena mecha na região da nuca e serve para sabermos se o fio resistirá ao procedimento.
Recomenda-se fazer 48h antes da coloração completa porque é o tempo suficiente para ver como os fios irão reagir ou se surgirá algum tipo de alergia”, diz Pati.
3. Tintura sem amônia
“Para o momento da coloração em si, prefira as tintas sem amônia, já que as opções com essa substância presente deixam o cabelo mais sensível. É possível encontrar excelentes variações no mercado que agem na área externa dos fios, sem abrir as cutículas e sem agredir tanto”, sugere.
4. Reparação capilar
“Os cuidados não acabam com o final do tingimento não, pelo contrário, eles devem continuar pois é aí que se inicia o processo de reparação! Conduzir algumas reconstruções ou um cronograma capilar irão ajudar a combater o ressecamento, a queda e o frizz, além de devolver os nutrientes dos fios”, finaliza.