Conquistar o corpo perfeito sem ajuda estética, para algumas mulheres, é impossível. A busca pela beleza pode ser dolorosa, podendo passar por grandes constrangimentos, basta vestir um jeans ou calçado apertado para ver o resultado. Pensando nisso, o fotógrafo americano Justin Bartels decidiu fazer o ensaio “Impression”, que vinha analisando as marcas dessas peças nos corpos de suas namoradas do colégio
“Me intrigou que tantas mulheres usavam roupas desconfortáveis para impressionar ou atrair outras pessoas, ou para a sua própria autoestima. Com as fotos, eu queria mostrar o “depois”, a prova visual do desconforto”, contou Bartels.
"Impression" é um ensaio convite para a reflexão, pois coloca em xeque, justamente – e aqui a palavra até ganha duplo sentido-, itens que já fazem parte do nosso cotidiano. Como pensar em abandonar nossa legging de cada dia e o nosso amigo sutiã? São eles os vilões? Bartels, por ser homem, conseguiu olhar para essa questão e não achar tudo tão normal.
“Talvez mais mulheres terão voz para falar sobre seus descontentamentos com modas desconfortáveis e as empresas poderão pensar em tecidos mais macios. Eu só queria trazer para o público aquilo que as mulheres já conversam entre portas fechadas.”
Confira algumas imagens do ensaio sobre a beleza dolorosa.