O cronograma capilar está em alta entre os cuidados com o cabelo. A técnica divide em três etapas o uso de cremes de tratamento, cada uma com um objetivo específico. Mas quais são as verdades em meio a todas as informações difundidas? Confira agora as dúvidas frequentes antes de iniciar as etapas e deixe seu cabelo lindo, leve e soltinho.
1. Deixar a máscara agindo por mais tempo que o recomendado no cabelo traz benefícios.
MITO. Deixar o creme agindo além do recomendado pode danificar os fios.
2. Os banhos de creme devem ser feitos semanalmente.
Verdade. Sete dias é o tempo ideal para aplicar o creme de tratamento. Se os cabelos estiverem mais ressecados, o intervalo pode ser menor, ou maior caso estejam oleosos (20 dias, aproximadamente.
3. Hidratação e reparação são a mesma coisa.
MITO. É necessário atenção na hora de escolher o produto, pois cada objetivo exige cuidados e componentes distintos. Hidratar significa manter a água nos fios. Reparação diz respeito à reposição de nutrientes, de aminoácidos, de massa. Ela é boa para cabelos com algum dano maior, além do ressecamento.
4. Óleos são eficientes para a manter a hidratação dos fios.
VERDADE. Os óleos são fortes aliados para manter a hidratação. Contudo, é importante lembrar que ele funciona como um complemento. Afinal, ele não consegue segurar a água no cabelo, mas sim, selar as cutículas e repor levemente os nutrientes dos fios que são perdidos pelo ressecamento do couro.
5. Cremes de tratamento não devem ser aplicados na raiz do cabelo.
VERDADE. A raiz do cabelo produz a hidratação natural dos fios. O couro cabeludo já tem a sua hidratação natural, não precisa colocar mais.
6. Fazer Co-Wash pode deixar o cabelo menos seco.
VERDADE. A técnica do Co-Wash é basicamente lavar os cabelos com o condicionador ao invés do shampoo. Esse processo — quando feito com produtos adequados — limpa os fios ao mesmo tempo em que mantém a oleosidade natural do cabelo, desse modo, promove fios menos secos e com mais vida.
“Cada creme de tratamento é pensado para agir de uma maneira específica em cada tipo de cabelo. As fórmulas são criadas a partir de ingredientes com propriedades distintas, alguns focando em hidratação, nutrição ou reparação. A diferença está nos óleos, ácidos graxos, aminoácidos usados na composição principal”, comenta Bruna Veneziano, gerente de produto e marketing da Skala Cosméticos.