É importante que revise a maleta de esmaltes e descartar aqueles que estão velhos, preservando as unhas. Mas é preciso saber a forma correta de descartá-lo sem que prejudique o meio ambiente.
O consultor ambiental Alessandro Azzoni ensina qual é jeito certo de descartar esmaltes. "Não é um difícil nem demorado e contribui para a preservação do meio ambiente", diz.
Forma correta de jogar fora
- Nunca jogue o vidro de esmalte no lixo comum. Isso faz com que ele acabe indo para um aterro e, ao se quebrar, os compostos químicos podem atingir o lençol freático e contaminar a água.
- Se ainda houver esmalte no vidro, a dica é reaproveitá-lo para pintar algum objeto, como copos, vasos e esculturas.
- Caso o esmalte não possa ser aproveitado, jogue-o em uma folha de papel e espere alguns minutos até a química evaporar. Esse papel pode ser colocado no lixo comum.
- O vidro, mesmo vazio, precisa estar limpo antes de ser jogado fora. Para isso, coloque um pouco de removedor ou acetona e mexa até dissolver o que ainda resta.
- Depois de limpo, o vidro pode ser descartado junto com os demais vidros para reciclagem. É importante lembrar de separar a tampa, que é de plástico, e colocar cada material em seu devido lugar.
- Há lojas especializadas em produtos de beleza que disponibilizam coletores de vidros de esmaltes. Procure se informar sobre a mais próxima de você.