A umectação é aliada de muitas mulheres para manter em dia a saúde dos cabelos. Mas afinal, o que é a umectação?
A especialista Raquel Tavares, tricologista do Salão D’Concept BsB, revela que consiste em nutrir os fios, por meio da aplicação de óleos, procedimento fundamental para devolver brilho, sedosidade e maleabilidade aos fios.
“Essa técnica surgiu na Índia e é usada há muitos anos. A técnica repõe nutrientes lipídicos que ajudam a melhorar o frizz, o ressecamento e aquele aspecto de porosidade. Esses benefícios ocorrem porque, com a aplicação dos óleos, as cutículas dos fios ficam mais seladas, preservando a saúde deles por mais tempo”, explica Raquel Tavares.
A rede de salões D’Concept é considerada uma das maiores e melhores do Brasil. Raquel diz que, em seu trabalho, entregar qualidade e cuidado é fundamental: “Cada cliente é única, e cada caso é avaliado de forma específica, só assim se pode realizar um tratamento personalizado aos nossos clientes .
Em cabelos quimicamente tratados ou com colocação, por exemplo, a umectação pode ser aplicada nas áreas mais danificadas; para os cabelos naturalmente oleosos, essa técnica não é a mais indicada, mas em geral, não aumenta a oleosidade, se feita da maneira correta”, reforça Raquel.
O tratamento é simples, benéfico para todos os tipos de cabelo e, dependendo do grau de danos dos fios, precisa ser feito de uma a duas vezes por semana.
1º passo: Não lave os cabelos antes de fazer a umectação;
2º passo: Separe o cabelo em mechas nem muito finas e nem muito grossas;
3º passo: Coloque o óleo nas mãos e, em seguida, aplique mecha a mecha, massageando de cima para baixo.
ATENÇÃO: não aplique na raiz dos fios;
4º passo: Deixe o óleo agir por, no mínimo, 30 minutos, podendo fazer uso de touca. Quanto mais ressecado estiver o cabelo, maior pode ser o tempo de pausa. Para realizar a umectação noturna, faça esses passos antes de dormir e deixe até manhã do dia seguinte;
5º passo: Após a pausa, lave os fios como de costume com água morna ou fria. Sempre evite a água quente. Se preferir, use uma linha de tratamento nutritivo que tenha óleos em sua formulação.
Para completar, Raquel cita quais óleos podem ser usados: “Indico aqueles de origem vegetal e que sejam puros, como óleo de macadâmia, de avelã, de abacate ou de semente de uva. Existem também outras opções de produtos que são fáceis de encontrar e que já contém esses óleos em sua fórmula, além de ativos como vitamina E”.
Ainda, a especialista ressalta: “Esses são os primeiros passos para seu cabelo voltar a ter vida novamente. Afinal, quem não quer ter fios, que além de lindos, são saudáveis?”.