Começa na próxima segunda-feira (4), a Campanha municipal de Vacinação contra Gripe, no Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, é esperado que 80% dos idosos, gestantes, crianças até 4 anos e mulheres no pós-parto sejam imunizados.
Para tomar a vacina, basta dirigir-se a um dos postos de toda a cidade de segunda a sexta, de 8h às 17h. Para alcançar a meta de cerca de 1,2 milhão de pessoas, a secretaria de saúde fará um mutirão especial no dia 9 de maio, quando se comemora o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe. A campanha será realizada até o dia 22 de maio.
No dia, serão montados cerca de 400 pontos de vacinação em todo município. Para vacinar é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação. As mulheres que estiverem no pós-parto deverão levar também um documento que comprove o nascimento do bebê no período previsto. Portadores de doenças crônicas terão de apresentar uma receita médica com prescrição da vacina.
De acordo com os organizadores da campanha frisam que crianças até quatro anos deverão tomar duas doses da vacina, sendo a segunda 30 dias depois da primeira. O medicamento protege contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e influenza B.