Ficar sentado por algumas horas em frente ao computador ou dormir de mal jeito, pode causar dores no pescoço. O desconforto pode estar incluído as temidas papadas, camadas de pele abaixo do pescoço causadas por sobrepeso ou genética familiar.
Perder peso pode ajudar a tonificar o pescoço e reduzir a papada, mas não necessariamente irá fazer com que ela desapareça. Infelizmente, quando emagrecemos, não podemos escolher o local específico do qual queremos eliminar gorduras e flacidez, por isso pode ser que mesmo pessoas com um peso saudável tenham o pescoço um pouco flácido e uma leve papada.
Alguns hábitos saudáveis pode aliviar a tensão no pescoço e reduzir as papadas. Para isso, confirmou uma série de exercícios para controlar o desconforto.
Exercício N°1
Sente-se ou mantenha-se em pé com a postura ereta. Deixe que a cabeça caia para trás, até que você esteja olhando para o teto. Em seguida, contraia os lábios como se quisesse beijar o teto.
Enquanto faz este movimento, fique atento para não tensionar outros músculos da face: foque apenas nos lábios. Mantenha-os contraídos durante 5 segundos e então relaxe. Repita entre 5 e 10 vezes seguidas.
Exercício N°2
Este exercício tonifica e alonga os músculos da face.
Sente-se ou mantenha-se em pé com a postura ereta. Inspire o ar profunda e lentamente pelo nariz e expire pela boca, com os lábios semiabertos. Enquanto fizer isso, mexa a sua mandíbula como se estivesse mastigando algum alimento imaginário.
Quando terminar de expirar, abra a boca o máximo que conseguir, inspirando e expirando novamente, desta vez com a boca aberta.
Repita os dois passos entre 5 e 10 vezes.
Exercício N°3
Esta opção, além de tonificar os músculos, ainda alivia a tensão nos ombros e pode reduzir eventuais dores na região.
Novamente, mantenha-se ereto, seja sentado ou em pé. Enquanto inspira o ar, movimente lentamente a cabeça para um lado, até que o queixo quase encoste no ombro, olhando para o lado em questão.
Enquanto expira, volte suavemente até a posição inicial, até que o queixo fique próximo do peito. Faça o mesmo para o outro lado e repita ambos os passos entre 5 e 10 vezes.
Exercício N°4
Este exercício é focado no músculo platisma, conhecido como o músculo do pescoço. Ele vai da mandíbula até os ombros, e exercitá-lo ajuda a manter o queixo e a região da garganta tonificados.
Para fazer o exercício, mantenha-se ereto, seja sentado ou em pé. A ideia é tentar dar um sorriso invertido, como se fôssemos imitar uma carinha triste. Encoste os lábios nos dentes e faça com que os cantos da boca se movimentem para baixo.
Em seguida, abra a boca suavemente e ative os músculos da mandíbula. Você irá notar como os tendões do seu pescoço irão se mover para frente e você poderá senti-los facilmente se colocar a mão no pescoço. Repita entre 5 e 10 vezes.
Exercício N°5
Este último é o mais fácil. Trata-se de um exercício de ioga para o pescoço, que firma e tonifica a pele debaixo do queixo. Basta colocar a língua para fora e dizer “Ahhhh”, como se estivesse em uma consulta médica. Mantenha a língua para fora, tensionando o queixo e mantendo o resto do rosto relaxado. Segure a posição durante 60 segundos.
Lembre-se de que, assim como qualquer prática de exercícios, a constância e a regularidade são fundamentais. Se quiser tonificar o pescoço e eliminar a papada, dedique-se a esta rotina diariamente, e você certamente verá resultados em pouco tempo.