Considerações importantes ao comprar um tênis devem ser seguidas para evitar problemas futuro

Ao praticar uma atividade física, o tênis deve ser adequado, porém, poucos seguem e tendem a sentir dor

fonte: Guiame, com informações de X Comunicação

Atualizado: Terça-feira, 29 Setembro de 2015 as 5:37

São muitas as pessoas que praticam atividade física ou outro tipo de esporte, já reclamaram de dor. Em muitos e muitos casos, essa dor é causada pelo uso do tênis inadequado ao tipo de atividade. Afinal, os pés sustentam o corpo todo (que dependo do exercício o peso é multiplicado por 4) e é o tênis que vai dar segurança para evitar torções, dores nos joelhos, no quadril, nos pés e na coluna.

Cada modelo de calçado traz uma tecnologia agregada para atender às necessidades da atividade que vai praticar e, ainda, de acordo com o tipo de pisada. Assim, além da segurança, pode garantir conforto, flexibilidade, equilíbrio, respirabilidade, amortecimento, durabilidade evita ferimentos e ainda ajuda na performance. Mas as pessoas ainda estão ligadas apenas à estética e à moda.

Desde uma “simples” caminhada até os esportes mais sofisticados. Seja obesa ou não, todos precisam de um tênis que seja adequado à atividade que pratica.

Saber o tipo de pisada é um bom começo. E é o médico ortopedia quem vai dar esse “diagnóstico”. Assim, fica mais fácil escolher o modelo adequado.

São muitas curiosidades que podem ser abordadas nessa pauta. Entre elas:

1. Tipo de pisada: neutra, pronada, supinada. Explicar as diferenças e o que os tênis têm de diferente para corrigí-las.

2. Explicar a diferença entre os tênis fabricados para quem pratica corrida, futebol de salão, basquete, tênis, vôlei ou que queira usar na academia; além das opções para o uso do dia a dia.

3. Quando usa o tênis errado, tem uma dor localizada. E é possível identificar a dor analisando a pisada e o tênis errado.

veja também