Estudo aponta que uso irregular de salto alto por três anos pode causar desequilíbrio muscular

Mulheres foram acompanhadas durante três anos para conclusão do estudo

fonte: Guiame, com informações de ELA

Atualizado: Quinta-feira, 4 Junho de 2015 as 3:47

Salto alto
Salto alto

Não há mulher que não fique elegante em cima de um sapato de salto. Apesar de exibir uma formalidade e ser uma marca registrada da mulher, o salto alto pode causar danos a saúde ao longo dos anos se for usado sem moderação.

Segundo um estudo da Universidade Hanseo, na Coreia do Sul, revelou que, quando usado pelo menos três vezes por semana, saltos de 10 cm ou mais podem gerar desilíbrio muscular.

O médico que liderou o estudo, Yong-Seok Jee, da Universidade de Hanseo, revela. "Os saltos são requisitados em algumas profissões, e muitas mulheres podem ter desconhecimento do quanto os sapatos podem enfraquecer a dinâmica do equilíbrio".

Com base no estudo, os coreanos mediram a força do calcanhar de 40 mulheres que usam saltos de 10 cm ou mais pelo menos três vezes por semana. Entre um ou três anos de uso regular dos saltos, dois músculos do pé apresentaram um fortalecimento. Apesar do tempo ser curto, foram identificados um desiquilíbrio muscular, o que costuma levar a lesões no calcanhar.

 

veja também