Exercícios de baixo impacto auxiliam idosos que sofrem de doenças reumáticas

Especialista recomenda atividades aquáticas para alívio de sintomas reumáticas na terceira idade

fonte: Guiame, com informações de Haya Assessoria

Atualizado: Terça-feira, 8 Setembro de 2015 as 12:30

Hidromassagem
Hidromassagem

Com a prática regular de atividades físicas é possível proteger as articulações e amenizar as dores na terceira idade, fase que pode acometer os músculos e tendões com mais facilidade. A artrite, por exemplo, é uma inflamação das articulações como mãos e pés causada por traumas, desgaste ou infecções, que podem avançar para áreas maiores como os joelhos, ombros e quadris.

Para manter uma vida saudável na terceira idade é recomendado praticar exercícios físicos de baixo impacto, atividades que trazem maior flexibilidade e agilidade ao corpo, fortalecimento dos músculos e a prevenção de outras lesões.

Atividades no meio aquático são uma boa opção para a terceira idade, como afirma a médica reumatologista, Dra. Tatiana Molinas Hasegawa, do Centro de Qualidade de Vida (CQV), de São Paulo. “A natação e a hidroginástica são recomendadas nas situações em que a pessoa tenha suas articulações debilitadas, na presença de inflamações, nas artroses, ou em qualquer outra doença ou limitação que cause dores constantes”, comenta a especialista.

Outras atividades como o pilates e o alongamento também são um opção de atividade física de baixo impacto. Elas melhoram a rigidez do corpo – comum em pessoas idosas – além de ajudar a diminuir a dor daqueles que sofrem com as doenças reumáticas.

veja também