Escolher posições para dormir que promovam um maior descanso é um ótimo benefício para melhorar a qualidade das suas noites e ter impactos positivos no dia a dia.
Com base na garantia de bem estar ao descansar, uma pesquisa desenvolvida na Stony Brook University e publicada no The Journal of Neuroscience descobriu que dormir de lado pode ter ação preventiva contra doenças como Alzheimer e Parkinson.
O estudo observou a atividade cerebral de ratos e percebeu que os que dormiam de lado passavam por uma limpeza mais eficiente no órgão. Durante o sono, toxinas e outras substâncias consideradas lixo são eliminadas da atividade neural, melhorando o desempenho e evitando a degeneração.
A boa notícia sobre essa limpeza cerebral é que, segundo o Sleep Assessment and Advisory Service, do Reino Unido, 69% das pessoas dormem em alguma posição de lado. Há ainda estudos que tentam traçar padrões de personalidade conforme a postura em que alguém pega no sono.
Estar em uma posição confortável é essencial para ter um sono tranquilo e restaurador. Se melhorar a qualidade de vida e a saúde, além de prevenir doenças, fica melhor ainda.