1. Use limpador de língua
O instrumento auxilia na remoção da saburra lingual, que é aquela placa amarelada que se deposita sobre a língua. Comece o dia apostando no hábito e repita após cada refeição. “Use de forma firme e sempre acompanhando a superfície”, ensina Christine Costamilan Marcon Russi, odontologista da SucessOdonto Prime, no Rio Grande do Sul.
2. Alie o fio dental a outros ingredientes
Já pensou em turbinar seu fio dental? Então combine-o ao óleo de coco para blindar os dentes. “Pesquisas indicam que esse tipo de produto evita a proliferação de uma série de bactérias, prevenindo as cáries”, revela Christine.
3. Faça gargarejo com água salgada
Use um copo de água morna e meia colher de chá de bicarbonato de sódio para preparar a mistura. “Como o sangue carrega uma pequena quantidade de sódio, a solução acaba se aproximando da composição do nosso próprio organismo e sendo menos agressiva que a água na hora de remover do muco da garganta”, conta a especialista. Além disso, a mistura ajuda a alcalinizar a boca, minimizando a proliferação de bactérias e reduzindo possíveis inflamações.
4. Beba com canudo
Essa é uma bela tática para quem sofre com a sensibilidade. A medida ainda garante que seus dentes não entrem em contato com ácidos (provenientes das limonadas, por exemplo) ou outros líquidos capazes de manchar o esmalte, como é o caso do café.
5. Enxágue a boca com bicarbonato de sódio
Use a mesma proporção do gargarejo de água com sal (um copo de água morna e meia colher de chá de bicarbonato de sódio) para garantir um pH equilibrado e se livrar de vez das temidas e dolorosas aftas.