Belezas naturais e boa comida no inverno de Gonçalves

Belezas naturais e boa comida no inverno de Gonçalves

Atualizado: Segunda-feira, 19 Julho de 2010 as 3:54

Com menos de cinco mil habitantes, muito hospitaleiros, quem a visita encontra um lugar avesso à badalação, para namorar sossegado, caminhar no meio da mata ou, simplesmente, ver o dia passar no calorzinho da lareira ou em um banho de hidromassagem.

Natureza e esportes radicais

Favorecida com cachoeiras de águas cristalinas, rios e montanhas que chegam até 2.100 metros de altitude, a charmosa cidadezinha despertou naturalmente a atenção dos amantes de natureza e esportes radicais. E não é preciso ser atleta para aproveitar as atividades oferecidas. O difícil mesmo é enfrentar o frio das águas e do ar gelado.

O principal rio é o Capivari, que nasce no município, onde realiza-se o boia-cross. Quem se aventura, desce por 1 quilômetro de corredeiras sentado em uma câmara de pneu. Mas esta não a única atividade radical possível nas cachoeiras e nos rios da região. Pode-se também fazer rapel, cascading, canoying e aquatrekking (uma caminhada no curso do Capivari).

Para os que quiserem nadar ou apenas observar a beleza das cachoeiras (ao todo, são cinco quedas d’água na região), chega-se até elas por uma trilha. A cachoeira do Cruzeiro, do Retiro e do Simão podem ser alcançadas com um pouco mais de uma hora de percurso.

Uma opção de aventura mais apropriada para o inverno são as trilhas até os picos elevados da região, que também podem ser explorados no rapel. A caminhada de duas horas (ida e volta) até a Pedra Chanfrada, a 1.750m de altitude, passa por trechos de mata densa, com uma bela vista do topo. Já a trilha até a Pedra do Forno, a 1.971 metros, leva três horas de duração.

Uma das vistas mais bonitas da cidade é possível do topo da Pedra de São Domingo, cujo acesso é feito por trilha pelo bairro Cantagalo, a 15 quilômetros do centro, ou de carro pelo bairro Campo dos Raposos. Do topo, a 2.050 metros de altitude, tem-se uma vista de 360º da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão e Monte Verde.

Orgânicos

A gastronomia da cidade não chama a atenção somente pelos deliciosos, porém calóricos, pratos típicos mineiros. Gonçalves é conhecida como a cidade dos orgânicos e os restaurantes estão sempre abastecidos com legumes, frutas e verduras fresquinhas. As hortas e propriedades ficam localizadas nos arredores e, muitas delas, podem ser visitadas. Aos sábados, é realizada uma feira de produtos orgânicos, na sede da Associação dos Orgânicos da Mantiqueira. Dá até para fazer umas comprinhas antes da volta para casa

veja também