Comidas requintadas, cabides especiais e destinos exclusivos, fazem parte dos cruzeiros de luxo do mundo. Os navios agradam qualquer um e em diferentes tipos: desde grandes transatlânticos até antigos ferrys. Há inclusive iates projetados para fortes mudanças climáticas.
Confira alguns dos destaques dos mais luxuosos navios do mundo.
1 - Suítes exclusivas com boxe de vidro
O luxuoso Celebrity Reflection, da Celebrity Cruises, possui as exclusivas Reflection Suite. São duas suítes localizadas em uma área privada com atendimento do serviço de mordomo. Entre as principais marcas da extravagância do navio são os boxes em vidro no formato de um diamante nos banheiros desses quartos, que se estendem para fora do navio.
2 – Primeiro navio sem cabines internas
Inaugurado em 1995, o Crystal Symphony, da Crystal Cruises, foi um navio revolucionário na época por ter todas as cabines externas. Suas suítes são um dos destaques, decoradas com elegância e muito espaçosas. O banheiro do quarto Crystal Penthouse tem o tamanho de um apartamento e conta com jacuzzi com vista para o mar.
3 – Luxo em roteiros
Os navios Azamara Quest e Azamara Journey, da Azamara Club Cruises, são praticamente iguais e luxuosos, com opções requintadas em restaurantes para passar os dias a bordo. Entre os destaques da companhia estão os roteiros, que priorizam a imersão dos hóspedes nos destinos, com pernoites em diversas escalas e o programa AzAmazing Evenings, que proporciona um mergulho na vida noturna das cidades visitadas.
4 – Requinte na Polinésia
O navio Paul Gauguin, da Paul Gauguin Cruises, foi construído sob medida para navegar em águas rasas como as do Pacífico Sul, onde faz roteiros o ano inteiro para a Polinésia Francesa. O navio de luxo conta com atrações de alto padrão na culinária, mas tem como seu grande destaque as viagens pelas ilhas da região, algumas das mais belas do mundo. Uma delas é Motu Mahana, ilha exclusiva da companhia em Bora Bora.
O navio Paul Gauguin, da Paul Gauguin Cruises, foi construído sob medida para navegar em águas rasas como as do Pacífico Sul, onde faz roteiros o ano inteiro para a Polinésia Francesa. O navio de luxo conta com atrações de alto padrão na culinária, mas tem como seu grande destaque as viagens pelas ilhas da região, algumas das mais belas do mundo. Uma delas é Motu Mahana, ilha exclusiva da companhia em Bora Bora.
5 - Caviar e champagne durante os passeios
O Seabourn Odyssey é um dos navios mais luxuosos do mundo. Um dos seus destaques é o Spa at Seabourn, considerado um dos melhores em toda a indústria de cruzeiros e que ocupa uma área com cerca de mil metros quadrados. Mas os mimos aos passageiros também são encontrados nas escalas, como a Caviar in the Surf Beach Party, na qual os hóspedes são servidos de champagne e caviar dentro do mar.
6 - Navio chega onde outros não chegam
A SeaDream Yacht Club se define não como uma simples companhia de cruzeiros, mas sim de iatismo de luxo. E o SeaDream II é um dos mais requintados iates da empresa, que oferece uma experiência de navio-boutique, com atendimento customizado para atender clientes exigentes. Seus destinos também são exclusivos, já que a embarcação foi projetada para chegar em portos mais íntimos e onde embarcações maiores não conseguem.
7 - Um ícone de luxo
Construído em 2001, o Seven Seas Mariner, da Regent Seven Seas, se tornou imediatamente um ícone por ter sido o primeiro navio do mundo a oferecer varandas em todos os 14 tipos de suítes a bordo. Outras atrações para os hóspedes a bordo são os leilões de obras de arte expostas durante as viagens, que incluem trabalhos de artistas como Picasso, Matisse, Miró e Rembrandt.
8 – Escola de alta culinária
Um dos destaques a bordo do luxuoso Riviera, da Oceania Cruises, é o Bon Appétit Culinary Center, uma escola prática de alta gastronomia no mar. Administrada em parceria com a publicação norte-americana Bon Appétit, focada na culinária gourmet e vinhos, ela reúne chefs especialistas que ministram aulas em um ambiente de cozinha profissional.
9 – Ferry que encantou a rainha
Um navio que encantou uma rainha tem que ser luxuoso, certo? É o caso do Hebridean Princess, da Hebridean Island Cruises, que em 2006 foi fretado pela rainha Elizabeth II, da Inglaterra, para as férias da família real em torno das ilhas escocesas e comemoração de seus 80 anos. O mais curioso é que a embarcação construída em 1964 funcionou durante 25 anos como um ferry, um navio de transporte. Em 1989, o Columba, como se chamava, foi completamente reformado e passou a ter capacidade para apenas 50 hóspedes, que desfrutam de um serviço excepcional.
10 - Luxo para aventureiros
O navio Orion, da Orion Expedition Cruises, é um navio de luxo para quem gosta de aventura. Projetado para suportar mudanças extremas de temperaturas, desde clima equatorial até o polar, ele é voltado para expedições. A companhia tem parceria com a Lindblad Expedition, responsável pela experiência National Geographic. Entre seus roteiros estão Austrália, Antártica, Micronésia, Melanésia e Pacífico Sul.
com informações de: Terra