MENU

Será que a profecia de Joel 2 já se cumpriu no Pentecostes de Atos 2?

Série Reflexões.

fonte: Guiame, Cris Beloni

Atualizado: Segunda-feira, 10 Fevereiro de 2025 as 2:26

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias”. (Joel 2.28-29)

Alguns estudiosos bíblicos entendem que essa profecia já se cumpriu no dia de Pentecostes. Confira aqui o texto bíblico em Atos:

“Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava”. (Atos 2.1-4)

Este mover espiritual mencionado pelo profeta Joel é chamado de “grande avivamento”, quando o Espírito de Deus será derramado, manifestando sua glória e poder irresistível, impactando os incrédulos e despertando a Igreja para o cumprimento da Grande Comissão.

Antes e depois do versículo

Perceba, porém, lendo o capítulo 2 inteiro, que o Espírito será derramado sobre todos os povos e, depois disso, virá o “grande e terrível Dia do Senhor”. É assim que termina a profecia.

E antes? Existe também um cenário bem específico antes da menção do avivamento: O Dia do Senhor é anunciado e especificado como “dia de trevas e de escuridão” com nuvens escuras, um poderoso e organizado exército se aproximando com “um fogo que devora” a tudo e a todos.

Na descrição da profecia, as pessoas ficam apavoradas e a única chance delas é o arrependimento através de um coração quebrantado, jejum, lamento e pranto. Nas palavras de Joel, o arrependimento nacional também é mencionado junto dos sacerdotes que se humilham e só depois disso é que o povo recebe o Espírito de Deus.

Perceba que existem vários aspectos para entendermos a profecia. Não é somente um avivamento isolado, mas existe um processo para que ele ocorra. Será que tudo isso já aconteceu conforme o que lemos em Atos 2?

A profecia é progressiva

A progressividade da profecia facilita o nosso entendimento. O que aconteceu em Atos foi apenas o começo. Assim como as profecias em Mateus 24 estão acontecendo desde o século 1 até o dia de hoje, o mesmo ocorre com a profecia dada por Deus a Joel.

Por exemplo: as guerras estão se espalhando pelo mundo exatamente como as dores de parto, ou seja, com intervalos cada vez mais curtos entre uma e outra e as guerras são cada vez mais intensas.

Vale destacar o nível da violência, o número de mortos e o tempo de duração dessas guerras. Agora aplique essa mesma visão para os outros sinais do fim, como os terremotos, a perseguição aos cristãos, o surgimento de falsos cristos e falsos profetas, entre os demais sinais. Podemos conferir que, ao longo da história, houve progressividade em cada um deles.

Resumindo, o grande avivamento parece ser uma promessa para o fim dos tempos. Sendo assim, somos levados a entender que, somente após todos os sinais estarem acontecendo simultaneamente, já ao final das dores de parto, é que o Espírito de Deus será derramado numa proporção nunca vista, sobre todos os povos. E assim, a Igreja vai preparar o mundo para a volta de Jesus.

E essa foi a reflexão de hoje. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O amor incondicional de Deus nos constrange

veja também