MENU

Os pentecostais e o Sola Fide

Os pentecostais também compartilham, em sua teologia, a base bíblica da doutrina da justificação pela fé.

fonte: Guiame, Ediudson Fontes

Atualizado: Terça-feira, 10 Dezembro de 2024 as 10:26

(Foto: Unsplash/Pedro Lima)
(Foto: Unsplash/Pedro Lima)

A doutrina da justificação pela fé é um dos pilares mais lembrados e mencionados da Reforma Protestante. Além de ser bíblica e teológica, seu ensinamento oferece um fundamento espiritual sólido, que proporciona segurança ao crente que experimenta esse benefício.

A palavra “justificação” aparece no Antigo Testamento, no hebraico tsadiq, que significa “declarar que o confessante está judicialmente de acordo com as exigências da lei” (BRUNELLI, 2016, p. 344). Embora essa doutrina bíblica tenha sido sistematizada no Novo Testamento, ela já está sendo aplicada no Antigo Testamento. No Novo Testamento, segundo Horton, mediante “Cristo na cruz, Deus declara os pecadores condenados livres de toda a culpa do pecado e de suas consequências eternas” (HORTON, 1999, p. 372).

Os pentecostais também compartilham, em sua teologia, a base bíblica da doutrina da justificação pela fé. São conhecidos como um “seguimento religioso que valoriza a experiência”, e a doutrina da justificação pela fé é um ensinamento teológico que exige a vivência salvífica em Cristo Jesus. Os pentecostais vivem a experiência do Espírito Santo porque receberam Jesus Cristo em suas vidas e creem na obra da salvação. Quem não crer nessa obra jamais terá a experiência do Espírito Santo.

Somos salvos mediante a graça de Deus, justificados pela fé em Jesus Cristo. Nossos pecados foram perdoados e purificados pelo sangue de Jesus. O Espírito Santo habita em nós, porque somos templo Dele (1 Coríntios 3:16).

Referência bibliográficas:

BRUNELLI, Walter. Teologia para Pentecostais: uma teologia sistemática expandida. v. 3. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2016.

HORTON, Stanley (Org.). Teologia sistemática: uma perspectiva pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

 

Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Os pentecostais e o Sola Gratia

veja também