Antes de responder quero compartilhar os motivos mais comuns pelos quais a maioria dos casais brigam. Depois de pesquisar, os sete motivos mais frequentes são estes: dinheiro, trabalho, ciúmes, chegada dos filhos, tarefas domésticas, sexo, sogros.
E dá pra evitar entrar em briga e discussão por causa destes motivos citados? A resposta objetiva e mais honesta pra você é NÃO! E por que não? Porque grande parte destes motivos são simplesmente inevitáveis, em algum momento na história vão interferir na relação.
A questão que deve nos preocupar é sobre o que significa briga e discussão. Se você compreender, souber definir e escolher bem o caminho, haverá grande ganho para você e seu cônjuge, pois simplesmente fugir do confronto ou fingir que o mesmo não existe, não ajudará em nada. Então vamos aos significados.
Briga tem a ver com uma forte agressividade verbal, muitas vezes até física. Os envolvidos numa briga se tratam como verdadeiros adversários, eu preciso ganhar e a outra pessoa precisa perder, isso é briga. Se procurar nos noticiários, comprovará que brigas, caso não sejam rapidamente resolvidas, terminam mal, destroem. Podem levar a separação de um casal, podem, inclusive, levar a morte.
Discussão trata-se de um exame minucioso, no qual os envolvidos analisam, debatem, falam, escutam, considerando prós e contras, buscando com sincera humildade aprender, compartilhar conhecimento, construir, enfim, encontrar uma solução para as questões colocadas. Não existe perdedor ou vencedor. Aqui, ou todos perdem ou todos ganham, uma vez que a discussão desarmada que foca no bem maior, cresce, amadurece, prospera.
Ou seja, os motivos mais corriqueiros que citei no início deste texto, além de tantos outros, não devem ser evitados. Precisam ser confrontados com sinceridade, coragem, honestidade e muito amor, pois é assim que conhecemos e nos tornamos conhecidos no contexto do casamento, aprofundando nossa intimidade, realização, confiança e prazer.
Fuja do ambiente da briga, participe do ambiente da boa e saudável discussão, sua família ganhará em graça, conhecimento, restauração, afeto e ainda mais amor e respeito.
Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.
* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Acabou o amor