Existem sofrimentos que são insuportáveis e traumáticos além do impensável. Imagine suportá-los duas vezes. Ter que crescer e se desenvolver sem a presença e o apoio dos pais é uma violência para seres humanos carentes, dependentes e em formação. Imagine ter que enfrentar esta dura realidade duas vezes. A dramática situação é real, está acontecendo em Moçambique.
A população moçambicana é estimada em 21 milhões de habitantes, 10% destes, segundo informações da Agência Brasil, cerca de 2,1 milhões de crianças, são órfãs ou vulneráveis e estão fora de qualquer tipo de proteção familiar.
De acordo com Úrsula Pais, especialista em proteção à criança do Unicef, existe um fenômeno em Moçambique entre a população infantil, que está sendo chamado pela Instituição de Órfãos pela Segunda Vez. O nome foi dado pela ocorrência que já se tornou corriqueira no país, sem pais a maioria das crianças passa a ser criada pelos avós. Como são idosos, os avós ou morrem ou ficam sem condições de continuar cuidando das crianças, que voltam a ficar abandonadas, ou seja, órfãos pela segunda vez.
Por conta de crendices, a esmagadora maioria destas 2,1 milhões de crianças, continuarão órfãs, pois no país se crê que estes meninos e meninas trazem má sorte a casa que os recebe. O resultado é caótico: abandono, doenças, fome, prostituição, miséria, aborto, mortes.
Aqui é Brasil, e cada um vai sofrendo do seu jeito. As leis para a descriminalização do aborto seguem a passos largos. Os ataques para destruir e desmoralizar a família tradicional são incansáveis. O discurso para a liberação da maconha segue firme. As farras e as taras viraram deboche público em programas de auditório e revistas nas recepções de cabeleireiros. Crianças órfãs do primeiro, do segundo e do terceiro casamento não faltam. É triste. É cruel. É de chorar.
Agradeço a Deus os pais que tenho e que, ao se amarem com fidelidade, até hoje me comunicam a segurança de um amor capaz de resistir as aberrações deste mundo. Nossa geração está acabando com a pureza daqueles para os quais Cristo determinou: Deles é o Reino dos Céus. Que os céus tenham misericórdia de nós.
Paz!
por Edmilson Mendes
e-mail: [email protected]
blog: calicedevida.com.br
twitter: @Edmilson_Regina
facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100000512610458