MENU

As Cartas às 7 Igrejas — Sardes

Assim como nas demais cartas, a mensagem de Sardes se aplica também a todos nós!

fonte: Guiame, Felipe Morais

Atualizado: Sexta-feira, 10 Maio de 2024 as 12:58

(Foto: Unsplash/Ramiz Culfa)
(Foto: Unsplash/Ramiz Culfa)

Sardes

Sardes, a capital da Lídia, era uma cidade luxuosa na Ásia Menor e seu nome provém do grego σαρδεις (Sardeis) que significa “vermelho” (cf. STRONG g4554).

A apresentação de Cristo

Cristo se apresenta como “aquele que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas” (Ap 3:1, BKJ).

Na primeira visão, João observou que “ele tinha em sua mão direita sete estrelas” (Ap 1:16), mas agora, se revela à igreja de Sardes também como aquele que tem os sete Espíritos de Deus!

O que são os 7 Espíritos de Deus?

Os sete Espíritos (Ap 3:1) estão diante do trono de Deus (Ap 1:4) e são descritos como sete lâmpadas de fogo (Ap 4:5), e também “são os sete olhos do SENHOR, que percorrem a terra de um canto para outro” (Zc 4:1–10; Ap 5:6), porém, é importante salienta que nas Escrituras, o número 7 não representa apenas um valor numérico, mas conclusões, perfeições e plenitude.

Não se pode negar que o Espírito Santo é uno, pois sabemos que há “um só Espírito” (Ef 4:4). Logo, os comentaristas são unânimes em concordar que as menções aos sete Espíritos de Deus devem se referir às suas sete características. Sendo assim, ao se apresentar como aquele que tem os sete Espíritos de Deus, Jesus está se referindo aos sete atributos descritos na profecia de Isaías que diz: “E o Espírito do SENHOR repousará sobre ele. O espírito de sabedoria e entendimento, o espírito de conselho e poder, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR” (Isaías 11:2), isso indica que em sua encarnação, Jesus recebeu a plenitude do Espírito Santo e não apenas uma porção, “porque Deus não lhe dá o Espírito por medida.” (Jo 3:34), “foi do agrado do Pai que nele toda a plenitude habitasse” (Cl 1:19), “porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2:9).

Uma reputação falsificada

Imagine que você tem “fama de cristão”, onde todos te reconhecem como um salvo, uma pessoa que anda na luz; daí o Senhor se dirige a você e diz: “Eu conheço as tuas obras, que tens um nome, de que vives, e estás morto.” (Ap 3:1). Deve ser muito chocante receber essas palavras de Jesus e foi exatamente isso que estava escrito na carta à igreja de Sardes!

Devemos nos preocupar em ter “uma consciência sem ofensa para com Deus e para com os homens” (Atos 24:16), porém “não servindo à vista, como para agradar aos homens” (Ef 6:6; cf. Gl 1:10; 1Ts 2:4).

O papel da liderança na Igreja

Jesus disse que as obras do “anjo” da igreja (uma referência ao bispo local) não estavam perfeitas diante de Deus, e o encoraja a se lembrar das coisas que havia recebido e ouvido, guardando e arrependendo-se para que pudesse também fortalecer uma parte da igreja estava para morrer (Ap 3:2,3). Isso mostra o quão importante é o papel e da liderança no corpo de Cristo e que a responsabilidade daqueles que exercem a autoridade na igreja será exigida pelo Senhor!

Um alerta de perigo!

Após essa exortação, há uma severa advertência: “se tu não vigiares, eu virei a ti como um ladrão, e tu não saberás a que hora eu virei sobre ti” (Apocalipse 3:3, BJK).

Observe que Jesus afirma que viria sobre eles como um ladrão para aquele bispo (e provavelmente também sobre aquela igreja local), somente se não estivesse vigiando. Vale lembrar que em seu contexto imediato, esse versículo não se refere à vinda de Cristo, e sim a uma ação direta de um juízo do Senhor naquele tempo, caso não houvesse arrependimento. Contudo, esse alerta pode ser aplicado à igreja de modo geral em relação ao dia da vinda do Senhor.

Ao escrever sobre a Vinda de Cristo, o apóstolo Paulo explica que será uma surpresa para aqueles que estão nas trevas: “porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do SENHOR virá como o ladrão de noite.” (1Tess 5:2). Isso ocorrerá com as pessoas do mundo que não têm a luz de Deus através de sua Palavra (Sl 119:105), por isso, “quando disserem: Paz e segurança, então, repentina destruição virá sobre eles, como as dores de parto à mulher grávida; e não escaparão” (1Tess 5:3), por isso Jesus alertou aquele bispo e sua igreja para estarem atentos, para não caírem nas distrações do mundo, como anteriormente já havia alertado seus discípulos dizendo: “E tomai cuidado por vós mesmos, para que em nenhum momento os vossos corações sejam sobrecarregados com excessos, e embriaguez, e cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha desprevenidamente.” (Lucas 21:34, BKJ).

Entretanto, nós, a Igreja do Senhor, somos filhos da luz (Mt 5:14; Jo 12:36; Ef 5:8; 1Tess 5:5) e se mantivermos vigilantes, atentos aos sinais da vinda de Cristo (Mt 24:3,4; 2Tess 2:1-4), não seremos surpreendidos:

“Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.” (1Tess 5:4,5, BKJ).

As grandes promessas aos fiéis

Jesus lembra de alguns poucos irmãos em Sardes que não contaminaram as suas vestes, e promete que eles andarão com Ele vestidos de branco, porque foram considerados dignos. Isso explica por que Jesus disse: “Eis que eu venho como ladrão. Abençoado é aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e eles vejam sua vergonha.” (Apocalipse 16:15, BKJ). Por fim, o Senhor promete que todos os fiéis serão vestidos de vestes brancas, e que não teriam seus nomes apagados do livro da vida, mas Ele mesmo confessará os nomes dos vencedores diante do Pai e de seus anjos! (Ap 3:5)

Assim como nas demais cartas, a mensagem de Sardes se aplica também a todos nós!

“Aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 3:6, BKJ)

Bibliografia

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia King James 1611 com Concordância e Pilcrows. 2ª. ed. Niterói: BV Books, 2020.

STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor na Igreja Batista do Reino. Pós-graduado em Teologia, é um biblicista apaixonado pelas Escrituras. Comentarista, escritor e cronologista bíblico, atua como professor no YouTube pelos canais Curso Bíblico Online e Devocional Bíblico Online.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: As Cartas às 7 Igrejas — Tiatira

veja também