Q uem que, assistindo a Caim oferecer seu culto a Deus com atitude tão piedosa e aparência tão reverente ousaria dizer que ele não era homem de Deus? Quem se arriscaria dizer que Coré, o levita, e os seus companheiros, Datã e Abirão, não eram de Deus? Quem diria? E Finéias e Hofni, sacerdotes do templo, filhos do respeitável Eli? Quem ousaria dizer que não eram homens de Deus? Deus ousaria! Israel foi derrotado, a arca foi levada pelos filisteus, e os sacerdotes filhos de Belial (I Sm 4:1) pereceram naquele mesmo dia.
Q uem diria que Saul, o ungido, não era um homem de Deus? Não teve Saul seu chamado selado pelo azeite derramado em sua cabeça por ordem divina? E Judas, o apóstolo, tendo sido apontado pelo próprio Jesus, não era homem de Deus? Quem ousaria dizer que não? O que dizer de Caifás, o sumo sacerdote? Quem poderia em sã consciência insinuar que tal homem não era um homem de Deus? Deus poderia! Sim, Deus ousaria.
E sse desfile de títulos e influências que se vê por aí na grande vitrine evangélica não deveria causar tão grande impressão, mas causa porque o homem vê o exterior, a indumentária tais coisas o impressionam. Deus, todavia, vê o coração. Entretanto o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertence. (II Tm 2:19) O Senhor conhece os seus. Ele é quem sabe quem é quem no grande mercado religioso!
D eus não tem qualquer obrigação para com aqueles cujos corações não lhe servem de altar; Para esses tais o Todo Poderoso não atentará. Por essa razão os gritos vazios de Finéias e Hofni foram completamente ignorados naquele dia trágico. De nada lhes valeu a posição privilegiada de sacerdotes, filhos do grande homem de Deus. Prosseguiram com suas atividades, abusando das prerrogativas e mercadejando a fé dos pequeninos até que Deus disse basta! É preciso ter muita coragem ou ser muito louco para ousar os passos arriscados que muitos ousam nesses dias de apostasia!
Luiz C. Leite é pastor, psicanalista, administrador de empresas, conferencista e escritor. Autor de "O poder do foco", editora Memorial; e "A inteligência do Evangelho", editora Naós; além de vários títulos por publicar.
- Clique no link para ver o vídeo do livro "O PODER DO FOCO"
- Clique no link para ver vídeo do livro "A INTELIGÊNCIA DO EVANGELHO"