MENU

Não aponte o dedo, estenda a mão!

Como Jesus “evangelizava”?

fonte: Guiame, Rodrigo Pestana

Atualizado: Quinta-feira, 21 Março de 2024 as 9:47

(Foto: FreeBible)
(Foto: FreeBible)

Qual é o “evangelho” que estamos vivendo atualmente? Qual é a “boa notícia” que estamos trazendo ao mundo hoje em dia? Já parou para pensar nisso? Vamos fazer uma reflexão em cima desse tema.

Nos últimos anos, como pastor, tenho atendido muitas pessoas feridas. Mais do que feridas no corpo, estão feridas na sua alma, feridas no seu relacionamento com Deus. Muitas buscam “ajuda” em igrejas, mas em vez de se sentirem aliviadas, saem se sentindo acusadas. Em vez de uma mão estendida, encontram um dedo apontado!

É fato que colhemos do fruto das nossas ações, que nossos erros têm consequências, mas quem nunca errou? Aquele famoso texto da mulher adúltera na Bíblia, onde tinham muitos acusadores sobre a mulher (religiosos, diga se por sinal), imagine a pressão sobre a vida daquela mulher, afinal de contas, mulher e adúltera, naquele contexto histórico e geográfico, era uma discriminação imensa! Embora ela fosse pecadora, e segundo a própria lei ela merecesse “punição”, Jesus simplesmente não a acusou, mas “estendeu a mão” no sentido de lhe dar uma nova oportunidade de vida, dizendo para ir e não pecar mais. Resumo, para quem iria até morrer, sair sem acusação e com novas perspectivas de vida, é realmente um milagre!

Agora imaginem um cobrador de impostos, melhor ainda, um cobrador de impostos e chefe ainda, rico, tido como inimigo do povo e a favor do Estado, era como se fosse hoje um líder político que “oprime” o povo com suas leis, era exatamente para esse tipo de pessoa que Jesus se “auto convidou” para ir à casa. Jesus não chegou apontando o dedo para ele, o acusando dos seus pecados, de oprimir o povo, mas se convidou para ficar na casa dele, pois através de um “bom papo”, esse homem iria se converter de verdade! Detalhe, o próprio Jesus foi até ele, iniciando a conversa, em vez dele ir até Jesus. Jesus queria alcançá-lo, aliás, Jesus quer alcançar a todos!

Por fim, outro texto marcante é o da mulher samaritana em João capítulo 4. Novamente uma mulher, samaritana (na qual tinha rixa com os judeus), que servia a Deus de uma maneira diferente dos judeus, e que já havia tido cinco maridos na sua vida. O que dizer dessa mulher? Poderíamos listar várias coisas para acusá-la aqui, porém, a leitura nos mostra outra narrativa, mostra Jesus indo até ela, iniciando um “bom papo”, e em vez de a acusar, apontar o dedo, Jesus se revela a ela, se apresentando como o Messias, o Filho do Deus vivo! Isso mudou a vida daquela mulher para sempre.

Eu não estou dizendo com tudo isso que sou a favor do pecado, de maneira nenhuma! Quem me conhece profundamente sabe disso, porém, estou dando uma visão bíblica de como Cristo se depara com pecadores. Ele não acusa, não julga, “não fala toda a verdade”; porém, exorta, dá um norte, se revela, e através de um “bom papo”, que é uma forma de estender a mão para aqueles que nunca imaginavam, pois acham que nunca teriam uma mão ou uma atenção de alguém tão “religioso”. Jesus nos mostra de fato o único evangelho que deveria ser pregado em todo tempo até os dias de hoje!

Estou comentando tudo isso pois uma das principais vertentes do meu ministério, e que tenho verdadeira paixão, é justamente de ir aonde muitos não têm acesso, ou talvez não queiram ir, como centros de recuperação, hospitais, Fundação Casa (antiga Febem) e por aí vai. Dentro desses lugares nos deparamos com pessoas que já se sentem debilitadas, privadas, discriminadas, acusadas por si só, porém, te afirmo que muitas deles têm uma paixão por uma mão estendida, por um “bom papo”, por uma atenção! Quantas vezes não terminei de ministrar e ficava ainda um bom tempo lá dentro, dando atenção, conselhos, orações, dentre outras coisas. Acredite, existe muita gente com sede de Cristo nesses lugares!

Termino essa reflexão lembrando que Jesus disse que não veio chamar os justos, mas sim os pecadores ao arrependimento. Não adianta você ficar na “bolha” no meio dos justos somente, Jesus nos comissionou para viver no meio principalmente das pessoas que não O conhecem, e se você em vez de acusar, apontar o dedo, tiver um “bom papo”, estender uma mão para quem está numa crise, dar atenção para quem precisa de verdade, mesmo se ele não for “da sua igreja”, acredite, Deus pode te usar, para de verdade você mostrar a verdadeira boa notícia para ele! Muitas vezes o que não se consegue com anos de pregação para uma pessoa, através de uma ação, uma atitude, um abraço, o amor de Deus se derrama e a pessoa se converte, portanto, te encorajo a estender mais a sua mão e deixar Deus te usar, você vai se surpreender! Ore por isso! Creia nisso! Que Deus o abençoe nessa jornada!

 

Rodrigo Pestana é Pastor, Engenheiro, Bacharel em Teologia com pós em Psicologia. Ministro de libertação, intercessor e capelão em centros de recuperação e hospitais. Ajuda as pessoas no entendimento bíblico, aconselhamentos e na ativação de seus dons. Canal no YouTube com seu nome, onde ministra semanalmente. Mora na cidade de Indaiatuba/SP, casado com Daniela e pai de Raphael.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Leia o artigo anterior: Um intercessor faz toda a diferença!

veja também