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Autoconhecimento e o Sistema Reticular Ativador Ascendente – Parte 3

A neurociência, a Psicanálise Junguiana e a Teopsicoterapia apontam caminhos que se cruzam e revelam a necessidade de buscar ajuda para viver em plenitude.

fonte: Guiame, Valcelí Leite

Atualizado: Terça-feira, 18 Novembro de 2025 as 2:56

(Foto: Unsplash/Randy Jacob)
(Foto: Unsplash/Randy Jacob)

Ressignificação e Vida Abundante

A jornada do autoconhecimento começa com o despertar da consciência (Parte 1), passa pelo enfrentamento das sombras (Parte 2) e culmina na ressignificação da vida. Esse processo só é possível quando há integração entre mente, corpo e espírito. A neurociência, a Psicanálise Junguiana e a Teopsicoterapia apontam caminhos que se cruzam e revelam a necessidade de buscar ajuda para viver em plenitude.

  1. O RAAS e a motivação para viver

O RAAS não regula apenas atenção e vigília, mas também influencia a emoção e a motivação, já que mantém conexões com o sistema límbico. Isso significa que, biologicamente, temos um sistema capaz de renovar nossa disposição diante da vida. No entanto, traumas, estresse prolongado e feridas emocionais podem “desregular” esse sistema, levando a quadros de ansiedade, depressão e apatia. É nesse ponto que o autoconhecimento e a terapia tornam-se fundamentais: eles ajudam a reorganizar os estímulos internos e externos, reativando a motivação para viver.

  1. Jung e a individuação: o sentido da vida

Jung acreditava que a meta da psique é a individuação, isto é, tornar-se quem realmente somos. Esse processo envolve unir consciente e inconsciente, integrar luz e sombra, e encontrar o próprio lugar no mundo. Sem autoconhecimento, vivemos em alienação — repetindo padrões herdados, aprisionados em complexos psíquicos ou vivendo apenas papéis sociais.
A ressignificação, nesse contexto, é dar novo sentido à vida, reinterpretar dores e transformar feridas em fonte de aprendizado.

  1. Teopsicoterapia: vida abundante em Cristo

A Teopsicoterapia vai além da dimensão psicológica: ela une a escuta terapêutica à revelação da fé. É o espaço onde feridas emocionais são tratadas à luz da graça. Jesus declarou:

“Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10:10).

A vida abundante não significa ausência de problemas, mas a capacidade de viver com plenitude mesmo diante das adversidades. É a vida ressignificada pelo encontro com Cristo, que ilumina as sombras e desperta a alma para o propósito.

  1. A necessidade de buscar ajuda para ressignificar

O RAAS nos mostra que não basta estar desperto — é preciso direcionar a atenção. Jung nos lembra que não basta conhecer a sombra — é preciso integrá-la. A Teopsicoterapia revela que não basta compreender intelectualmente — é preciso experimentar cura espiritual. Esse processo exige acompanhamento. A ressignificação não acontece no isolamento, mas no diálogo, no acolhimento terapêutico e na presença transformadora de Deus.

Conclusão

O autoconhecimento é uma jornada que envolve despertar, enfrentar e ressignificar. A ciência do cérebro (RAAS), a sabedoria junguiana e a fé em Cristo se unem para mostrar que viver plenamente é possível.
Buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas de coragem. É o primeiro passo para deixar para trás a paralisia emocional e caminhar rumo a uma vida abundante.

O convite final é este: não caminhe sozinho. Desperte sua consciência, integre suas sombras, ressignifique sua vida e permita que Cristo seja a luz que guia sua jornada.

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Desejo a você e sua família uma semana na Graça.

 

Valcelí Leite (@ValceliLeite) é Psicanalista, Teoterapeuta (Terapia Cristã), Pastor, presidente da ABRATHEO, Pós-graduado: Terapia Familiar Sistêmica, T.C.C. e com MBA em Teoterapia. Teopsicoterapeuta com orientação a indivíduos, casais e famílias. Atendimento presencial e On-Line. Palestrante sobre temas de Autoconhecimento.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Autoconhecimento e o Sistema Reticular Ativador Ascendente – Parte 2

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