Arqueólogos encontram ligação entre o rei Salomão e o reino de Sabá

Estudo foi publicado na Jerusalem Journal of Archaeology, revista do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém.

fonte: Guiame, com informações do Jerusalem Post

Atualizado: Quarta-feira, 5 Abril de 2023 as 10:31

O fragmento de cerâmica que remonta ao rei Salomão e à rainha de Sabá. (Foto: Dr. Daniel Vainstub)
O fragmento de cerâmica que remonta ao rei Salomão e à rainha de Sabá. (Foto: Dr. Daniel Vainstub)

Mesmo com o relato bíblico sobre o rei Salomão e a rainha de Sabá, ainda existem controvérsias em relação à conexão entre eles. Embora haja alegações de que eles tiveram um filho juntos, estudiosos rabínicos acreditam que a história seja um conto popular etíope sem qualquer evidência substancial.

É importante mencionar que o Primeiro Livro dos Reis da Bíblia e o Segundo Livro das Crônicas descrevem a visita da rainha de Sabá ao rei Salomão, onde ela trouxe presentes de ouro, pedras preciosas e especiarias transportadas por camelos.

Essa visita tinha como objetivo testar a sabedoria do rei e ver se ele era tão sábio quanto sua reputação sugeria. De acordo com esses livros, a rainha ficou impressionada com a sabedoria e majestade do rei, assim como com o Templo que acabara de concluir. Ela elogiou o rei e Israel e voltou para casa.

Um estudo recente publicado na Jerusalem Journal of Archaeology, revista do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, revelou que o Dr. Daniel Vainstub, epigrafista da Universidade Hebraica de Jerusalém, conseguiu decifrar uma antiga escrita árabe do sul, utilizada na região sul da Península Arábica (atual Iêmen) durante o domínio do Reino de Sabá.

Vainstub conseguiu reconstruir, traduzir e datar inscrições antigas, o que traz novas informações sobre a cultura e história dessa região.

Decifrando a antiga escrita

Durante escavações realizadas em 2012 no Ophel, em nome do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica, a falecida Dra. Eilat Mazar descobriu um grande jarro de cerâmica com uma inscrição parcialmente preservada gravada no gargalo, datada da época de Salomão.

A urna continha incenso e foi encontrada a menos de 300 metros do Templo de Jerusalém, como parte das escavações de Ofel. Os autores do estudo publicado na Jerusalem Journal of Archaeology afirmam que essa descoberta evidencia uma conexão entre o Israel do rei Salomão e o Reino de Sabá.

A inscrição foi identificada como tendo sido escrita na escrita cananeia, a partir da qual se desenvolveu a antiga escrita hebraica utilizada durante o Primeiro Templo.

“Decifrar a inscrição na urna nos ensina não apenas sobre a presença de falantes da língua de Sabá em Israel na época de Salomão, mas também sobre a relação geopolítica em nossa região. Principalmente pelo local onde a urna foi descoberta, área conhecida por ser o centro da atividade administrativa do rei Salomão e de Jerusalém”, observou Vainstub. “Esta é mais uma evidência dos extensos laços comerciais e culturais que existiam entre Israel sob o rei Salomão e o Reino de Sabá.”

“Esta é mais uma evidência dos extensos laços comerciais e culturais que existiam entre Israel sob o rei Salomão e o Reino de Sabá”, declarou o Dr. Daniel Vaistub.

A língua shebaita foi falada e escrita entre cerca de 1000 a.C. e o século VI d.C. pelo povo do Reino de Sabá e por outros povos da antiga civilização do sul da Península Arábica. Além de ser utilizada como língua falada, a shebaita também foi uma linguagem escrita.

A inscrição na urna revela que ela dizia "Shi Ladananum 5", o segundo dos quatro componentes do incenso mencionados na Torá (Êxodo 3:34). Esse componente, conhecido nas fontes judaicas como "cravo" e mencionado no Talmud de Jerusalém e no Talmud da Babilônia como "unha", era um ingrediente necessário do incenso que era queimado tanto no Primeiro quanto no Segundo Templo.

Conexões

A descoberta da inscrição na urna de cerâmica aponta claramente para uma conexão entre a Jerusalém do século 10 a.C., nos dias do Reino de Salomão, e o Reino de Sabá, segundo a equipe responsável pelo estudo.

A urna de cerâmica parece ter sido fabricada nas proximidades de Jerusalém, e a inscrição nela foi gravada antes de ser colocada no forno para ser queimada. A pessoa que gravou a inscrição era de Aita, uma cidade que estava relacionada ao fornecimento de incenso.

O sítio arqueológico de Ofel está localizado no jardim arqueológico, próximo à Muralha Sul, dentro do parque nacional que cerca as muralhas de Jerusalém. O local inclui um percurso que passa pelos mikvaot, banhos rituais de purificação que datam de cerca de 2000 anos atrás e que eram utilizados pelos peregrinos que visitavam o Templo. Além disso, a área também serviu como uma região administrativa do Reino de Salomão.

Ao mesmo tempo em que se datava a criação da urna, o reino de Sabá floresceu, entre outras coisas, baseado no cultivo e comercialização de plantas de perfume e incenso, tendo Marib como sua capital.

Os shebaitas aprimoraram técnicas avançadas de construção de barragens e irrigação de campos, cultivando arbustos que eram utilizados para produzir perfumes e ingredientes de incenso. A língua falada por eles era do ramo semítico do sul.

Pelas descrições na Bíblia, pode-se entender que o rei Salomão controlava as rotas comerciais no Negev pelas quais passavam as caravanas de camelos shebaítas, carregadas de perfumes e plantas de incenso, a caminho dos portos do Mediterrâneo para exportação.

A primeira escavação, liderada pela Dra. Eilat Mazar, recebeu financiamento de Daniel Mintz e Meredith Berkman, ambos de Nova York, com a colaboração do Herbert W. Armstrong College, localizado em Oklahoma, EUA, e da East Jerusalem Development Company.

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