Uma ponta de flecha de osso encontrada na antiga cidade filisteu de Gate pode ter sido disparada pelos defensores do lugar como parte de uma última resistência descrita na Bíblia.
De acordo com a Bíblia Hebraica, um rei chamado Hazael, que governou o reino de Aram por volta de 842 a.C. a 800 a.C., conquistou Gate (também conhecido como Tell es-Safi) antes de marchar sobre Jerusalém. "Hazael, rei da Síria, subiu e atacou Gate e a capturou. Então ele se voltou para atacar Jerusalém", diz o Livro dos Reis (2 Reis 12:17).
Escavações arqueológicas em Gate, onde hoje é Israel, revelaram que uma destruição maciça ocorreu no final do século IX a.C., época em que a Bíblia diz que Hazael conquistou Gate, onde viviam os filisteus (inimigos dos israelitas). A Bíblia Hebraica descreve Gate como a casa de Golias, o guerreiro gigante morto pelo Rei Davi.
Em 2019, os arqueólogos encontraram uma ponta de flecha de osso nos restos de uma rua na parte baixa da cidade que pode ter sido disparada pelos defensores da cidade em uma tentativa desesperada de impedir que as forças de Hazael tomassem Gath, escreveu uma equipe de pesquisadores em um artigo publicado recentemente em o jornal Near Eastern Archaeology.
A ponta da flecha tem uma fratura de impacto em sua ponta, e a ponta da flecha "foi quebrada perto do meio do eixo, talvez como resultado desse impacto", disseram os arqueólogos. O dano sugere que a ponta da flecha atingiu um alvo, acrescentaram.
Oficina de flechas
Esta ponta de flecha pode ter sido produzida em uma oficina em Gate que tentava freneticamente fabricar o máximo possível de pontas de flecha de osso para os defensores da cidade.
A oficina, descoberta em 2006, está localizada a cerca de 980 pés (300 metros) de distância de onde a ponta da flecha de osso foi encontrada. Dentro dela, os arqueólogos descobriram vários ossos dos membros anteriores e posteriores do gado doméstico, sugerindo que as pessoas na oficina estavam no processo de fazer pontas de flechas de osso.
"A montagem representa ossos em diferentes estágios de trabalho - de ossos completos, resíduos, a produtos quase acabados", escreveram os pesquisadores no artigo.
Os defensores podem ter escolhido osso de gado porque o material estava prontamente disponível e a confecção de uma boa ponta de flecha com ele não demorava muito.
Pesquisas
Um dos pesquisadores, Ron Kehati, um zooarqueólogo do Projeto Arqueológico Tell es-Safi / Gath fez uma réplica da ponta de flecha do osso em cerca de uma hora, disse a coautora do estudo Liora Kolska Horwitz, que também é zooarqueóloga do projeto.
Esta oficina "pode ter funcionado como um centro de produção ad hoc de emergência para fornecer pontas de flechas para lutar contra as forças de Hazael de Aram, que colocaram o local sob cerco", escreveram os pesquisadores no artigo.
A equipe planeja retomar as escavações no local neste verão e futuras descobertas podem fornecer mais pistas sobre a queda de Gate.