Os conflitos que permeiam a “Terra Santa” podem ser considerados complexos, históricos e violentos. E para esclarecer melhor essa história que já atravessa mais de um século, a Edipro, lança neste mês a premiada obra “Israel x Palestina – 100 anos de guerra”, de James L. Gelvin, professor especializado em história do Oriente Médio.
O autor narra em sua obra a disputa que produz uma constante tensão entre o povo de Israel e os palestinos, divididos por diferentes visões políticas e religiosas, e que movimentam grandes lideranças e organizações mundiais.
Gelvin aborda a criação, a evolução, a interação e a definição mútua dessas duas comunidades-nação. O autor trata da lógica interna que levou a esse conflito e das condições históricas que delimitaram o seu curso. Ele explica porque a questão “Israel x Palestina” ganhou características únicas, e pode ser compreendida como uma das mais relevantes questões da era moderna.
A narrativa dialoga de maneira habilidosa rascunhos biográficos, relatos de testemunhos, poesia, ficção e documentos oficiais para posicionar os eventos da Palestina dentro do contexto da história global.
Contexto global
O livro é indicado para estudiosos e todos aqueles interessados na ampla relevância do conflito israelense-palestino, na sua condição no contexto global e nos rumos da sociedade mundial.
A obra possibilitará aos sistemas escolares o acesso a um estudo de caráter histórico, que poderá contribuir com uma visão isenta de preconceitos e de informações imprecisas.
A capa foi desenvolvida pelo diretor de arte Paulo Damasceno, que fundiu o mapa da região do conflito, com um muro baleado e o título em tipografia de malha de aço, chegando a um dramático e realista resultado.
Sobre o autor
James L. Gelvin é professor de história do Oriente Médio. Ele tem lecionado na prestigiada Universidade da Califórnia desde 1995 e tem escrito sobre a história moderna da região com ênfase em temas como o nacionalismo e cultura e sociedade.
Formado pela Universidade Columbia em 1983, é Mestre pela Escola de Relações Internacionais da Universidade de Columbia e PhD pela Universidade de Harvard. Foi professor visitante na Universidade de Beirute.