"15 anos de prisão é a coroa de Deus para mim", diz pastora presa na China

Yang Rongli, uma das líderes da Igreja Golden Lampstand presa em 2021, tem enfrentado a perseguição do governo comunista desde 2004.

fonte: Guiame, com informações de Foundation the Underground Church

Atualizado: Terça-feira, 5 Agosto de 2025 as 5:16

Pra. Yang e seu marido, Pr. Wang. (Foto: Reprodução/ChinaAid).
Pra. Yang e seu marido, Pr. Wang. (Foto: Reprodução/ChinaAid).

A pastora Yang Rongli, uma das líderes da Igreja Golden Lampstand presa pelo governo comunista na China em 2021, enviou uma carta comovente para seu filho.

Na carta datada de 12 de julho, divulgada pela DOK (Foundation the Underground Church), Yang contou que foi condenada a 15 anos de prisão, porém não estava desesperada, mas feliz por padecer por causa de Cristo.

“Em 20 de junho, o juiz foi ao centro de detenção e declarou que eu havia sido condenada a quinze anos de prisão. Esta é uma grande coroa que Deus me deu”, escreveu ela. 

“Naquele momento, minhas primeiras palavras para o juiz foram: a punição é muito leve. Naquele dia, eu estava completamente calma em meus pensamentos e no controle de minhas emoções, porque a paz e a alegria celestiais estavam comigo. As pessoas que supervisionavam o centro de detenção ficaram surpresas com minha reação a uma sentença de quinze anos”.

A pastora já havia sido presa anteriormente por sete anos devido seu trabalho na igreja Golden, junto com seu esposo, o pastor Wang Xiaoguang, que também está detido.

Diante da perseguição, Yang declarou que sua esperança é Jesus. “É uma pena temporária e que me dá libertação e alívio, porque combati o bom combate, corri a corrida que tinha que correr e guardei a fé. Agora tenho que descansar”, afirmou ela.

“São inúmeros os testemunhos, as inúmeras provas do amor de Deus! Mais do que posso contar ou dizer. Minha esperança não está em uma apelação; minha esperança está em esperar pela obra maior de Deus. Yahweh ainda é meu Pai”, ressaltou.

Na carta, ela ainda lamentou o sofrimento que a perseguição trouxe para o filho, nora, neto e marido.

“O que eu deixei de fazer na minha vida foi falhar como esposa, falhar como mãe e, pior ainda, ser indigna de ser avó do meu neto hoje. Mas Deus se certificou de que primeiro sou 'um ser humano' para Ele. Creio que o Senhor restaurará os dias que os gafanhotos devoraram”, afirmou.

Enfrentando a perseguição

Em 2021, a polícia iniciou uma campanha massiva para atingir a liderança da Igreja Golden. Nove líderes, incluindo o pastor Wang Xiaoguang e sua esposa Yang Rongli, foram presos.

No passado, o Pr. Wang e sua esposa Yang trabalharam para a Shanxi Normal University. Em 1998, eles pediram demissão e começaram a servir a Igreja por tempo integral.

A pastora Yang, uma cristã de quinta geração e altamente respeitada entre as igrejas domésticas na área de Linfen, se tornou uma seguidora de Cristo ainda jovem.

Mesmo com a perseguição, a igreja doméstica Golden, que iniciou com 100 membros, cresceu para 50 mil fieis. 

A denominação tem sido perseguida de diversas formas desde 2004, por não se registrar no Bureau de Assuntos Religiosos e recusar o controle das autoridades comunistas. 

Funcionários do governo local frequentemente cortam o fornecimento de água e energia dos templos da denominação. Prédios da igreja foram destruídos e, membros e líderes foram espancados, interrogados, vigiados e detidos.

veja também