Carreta enviada por igreja ao RS já doou 8 mil refeições e lavou 14 mil kg de roupas

A carreta solidária da agência humanitária adventista já passou por quatro cidades, ajudando os desabrigados.

fonte: Guiame, com informações de Notícias Adventistas

Atualizado: Quinta-feira, 23 Maio de 2024 as 3:39

A carreta solidária está ajudando os desabrigados. (Foto: ADRA Brasil).
A carreta solidária está ajudando os desabrigados. (Foto: ADRA Brasil).

Assim que as enchentes começaram a devastar o Rio Grande do Sul, a carreta solidária da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) foi enviada ao estado para ajudar os moradores atingidos.

O veículo, que serve em crises humanitárias, é equipado para preparar refeições quentes e lavar roupas.

A carreta chegou ao RS no dia 5 de maio e passou pelas cidades de São Leopoldo, Igrejinha, Canoas e, agora, está em Porto Alegre, ajudando os moradores acolhidos em abrigos.

Com uma equipe formada por 8 especialistas em emergências e 210 voluntários, a carreta solidária já entregou 8.640 refeições quentes e 14.240 quilos de roupa lavada nas cidades atendidas.

Além disso, em parceria com empresas e instituições, a ADRA entregou 3.811 litros de água, 24.715 peças de roupa, 4.408 cestas básicas e 3.241 kits de higiene.

Gestão de abrigos

Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a equipe da ADRA realizará a gestão dos abrigos que estão recebendo pessoas desalojadas em Porto Alegre.

A ADRA iniciou uma campanha de doação nacional através de seu pix [email protected].

“O objetivo é oferecer vouchers multipropósito às famílias para que possam comprar alimentos, itens de higiene, itens de limpeza e até utensílios para o lar, ajuda que acreditamos ser fundamental nesse primeiro momento da resposta”, explicou o coordenador de Emergências da ADRA Brasil, André Alencar.

Tragédia no RS

Segundo o último boletim da Defesa Civil, 157 pessoas morreram, 806 ficaram feridas e 88 moradores ainda estão desaparecidos devido às inundações. 

Mais de 600 mil gaúchos estão desabrigados em 461 cidades atingidas. No total, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. A população ainda enfrenta a falta de água, energia elétrica e sinal de internet.

veja também