Família cristã é expulsa de aldeia na Índia por se recusar a abandonar a fé em Jesus

Líderes da aldeia indiana anunciaram que se Vikram, sua esposa e os 5 filhos se recusassem a abandonar a fé cristã seriam expulsos do local.

fonte: Guiame, com informações do Christian Concern

Atualizado: Quinta-feira, 24 Julho de 2025 as 12:48

Homem indiano ora durante um culto em Bangalore, Índia. (Foto representativa: IMB)
Homem indiano ora durante um culto em Bangalore, Índia. (Foto representativa: IMB)

Líderes de uma vila no estado de Chhattisgarh, na Índia, exigiram que uma família renunciasse à fé cristã para se converter ao hinduísmo.

Eles anunciaram que se Vikram, sua esposa e os cinco filhos se recusassem a abandonar a fé cristã seriam expulsos do local.

Após Vikram declarar que sua família não abandonaria a Cristo, os líderes rapidamente convocaram uma reunião pública para anunciar oficialmente a expulsão de todos eles.

Rapidamente, uma multidão se formou. Moradores enfurecidos invadiram a casa de Vikram, jogando a comida e os pertences da família na rua. Durante a confusão, as três filhas do casal foram alvo de abusos por parte de alguns moradores.

Assim como em diversos ataques registrados pela Índia, especialmente em Chhattisgarh, o uso da violência e da destruição visa coagir famílias cristãs à conversão forçada ao hinduísmo, por meio da cerimônia conhecida como Ghar Wapsi (retorno ao lar, em tradução livre).

Pressão contra a fé cristã

A pressão por uma identidade exclusivamente hindu parte de diferentes esferas, incluindo autoridades federais, e tem se intensificado em várias regiões do país.

"Esta não é a primeira vez que eles são atacados", disse um líder cristão local familiarizado com a situação. "Esta é a quinta reunião na aldeia realizada para pressionar a família a ir para Ghar Wapsi."

No dia seguinte ao ataque, Vikram procurou a delegacia local para registrar a ocorrência. Os policiais foram à aldeia e orientaram os moradores a aceitar o retorno da família.

Os habitantes recusaram a proposta, afirmando que a família só seria aceita caso renunciasse à fé cristã. Diante da negativa, as autoridades não tomaram nenhuma medida adicional.

Inicialmente, a família de Vikram montou um abrigo improvisado em uma área florestal próxima à aldeia, para se refugiar após a expulsão.

Radicalismo hindu

Ao tomar conhecimento da situação, representantes da organização International Christian Concern (ICC) prestaram assistência, fornecendo alimentos, roupas e acomodação provisória para o núcleo familiar.

Com o crescimento da influência do nacionalismo hindu na administração estadual, cristãos em diversas regiões passaram a enfrentar um cenário de crescente hostilidade – incluindo ameaças, boicotes sociais e deslocamentos forçados de suas comunidades.

Chhattisgarh é um dos 11 estados da Índia onde vigora a legislação anticonversão.

Embora oficialmente concebidas para coibir conversões forçadas, essas leis são frequentemente usadas como instrumentos de perseguição contra minorias religiosas – em especial, comunidades cristãs – gerando intimidação, exclusão social e repressão à liberdade de crença.

veja também