Igreja faz escola bíblica com 700 crianças em área de conflitos na Índia

Apenas um mês antes da EBF, começaram a surgir conflitos comunitários entre dois grupos étnicos no estado de Manipur.

fonte: Guiame, com informações da Baptist Press

Atualizado: Terça-feira, 28 Maio de 2024 as 2:29

Crianças participantes da Escola Bíblica Férias, na Índia. (Foto: Lifeway)
Crianças participantes da Escola Bíblica Férias, na Índia. (Foto: Lifeway)

Organizar uma Escola Bíblica de Férias (EBF) para 700 crianças é um grande desafio para a maioria das igrejas. Fazer isso em meio a convulsões comunitárias não é apenas um desafio, é quase impossível.

No entanto, Anna Yumnam* e sua equipe da Igreja Bíblica TMG* em Manipur, um estado no nordeste da Índia, conseguiram realizar o aparentemente impossível em junho de 2023.

Este foi o primeiro ano de Yumnam como diretora do ministério infantil da igreja. Ela esperava enfrentar obstáculos, é claro, mas talvez não dificuldades de tamanha intensidade.

Apenas um mês antes da EBF, começaram a surgir conflitos comunitários entre dois grupos étnicos no estado de Manipur. Embora a situação estivesse relativamente contida no início de junho, as pessoas na área estavam nervosas.

Sem internet

O governo suspendeu a internet em todo o estado, deixando todos em um buraco negro de comunicação. Faculdades e escolas da capital foram fechadas, e em algumas regiões, vizinhos começaram a se voltar uns contra os outros.

Na cidade onde está localizada a Igreja Bíblica TMG, a situação permaneceu relativamente pacífica, mas a falta de acesso à internet foi um grande obstáculo para a equipe organizadora da EBF.

“Solicitamos à Lifeway India cópias do material VBS 'Destination Dig'. Mas por causa da proibição da internet no estado, era muito difícil ter acesso a ela”, lembrou Yumnam.

Este foi o quarto ano da igreja administrando o programa Lifeway EBF. Eles afirmaram que não queriam que o ano passasse sem que as crianças aprendessem verdades bíblicas sólidas por meio da EBF.

Com a ajuda de contatos em repartições governamentais, onde as conexões à internet ainda funcionavam, a equipe organizadora conseguiu baixar o plano de estudos e o material didático a tempo. No entanto, os desafios não terminaram aí.

Com 200 voluntários e 50 professores em três campi da igreja, a comunicação sem acesso à internet tornou-se uma tarefa árdua. No entanto, os organizadores recorreram ao método tradicional de fazer ligações telefônicas para garantir que toda a equipe estivesse em sintonia.

Obstáculos e superações

Em seguida, veio a tarefa de imprimir camisetas com o tema da EBF. Mais uma vez, enfrentaram obstáculos – literalmente. As lojas fecharam as portas por medo da violência iminente. Normalmente, os voluntários precisavam viajar apenas um ou dois quilômetros para imprimir as camisetas, mas agora tiveram que ir até o estado vizinho de Nagaland para realizar essa tarefa.

O único aspecto da EBF que parecia estar dentro do cronograma era a música. "Conseguimos baixar a música do 'Destination Dig' VBS mais cedo, antes da proibição da internet", disse Yumnam. Uma equipe de 40 músicos, cantores e coreógrafos passou um mês se preparando antes do início da EBF.

Apesar dos obstáculos, Yumnam acredita que Deus usou o currículo, as histórias, a música e os jogos para abençoar não apenas as 700 crianças, mas também os 200 voluntários.

Acontece que muitos voluntários eram estudantes universitários que passavam o verão em casa. Devido à crise política, esses estudantes não puderam retornar aos seus campi.

"Muitos estudantes universitários ajudaram com música, jogos, lanches e na obtenção de itens necessários. O voluntariado na EBF definitivamente os ajudou a sair do ciclo de depressão em que se encontravam", disse Yumnam.

Os esforços da equipe valeram a pena. Durante uma semana, das 9h às 15h, 700 crianças em três campi da igreja enfrentaram as monções para descobrir a verdade sobre Jesus no programa "Destination Dig".

Esperança em meio ao caos

Nos meses que se seguiram, as tensões em Manipur aumentaram. Em meados de agosto de 2023, cerca de 160 pessoas haviam sido mortas, a maioria da comunidade étnica predominantemente cristã Kuki. Milhares foram deslocados e mais de 200 igrejas foram incendiadas.

No entanto, durante esse caos, os líderes disseram que havia esperança em saber que 700 corações jovens já tinham sido fundamentados na verdade graças ao que aprenderam na EBF "Destination Dig".

A Lifeway continua a servir igrejas em todo o mundo através da EBF. Este ano, uma equipe colaborativa do Global Innovation Office, Lifeway India e a equipe Lifeway Kids está trabalhando em conjunto para lançar uma EBF global simultaneamente com a EBF nos EUA.

O diretor do Escritório de Inovação Global, A. Thomas, falou sobre seu entusiasmo com o próximo projeto:

“Estamos muito animados com o lançamento da EBF 'Breaker Rock Beach' este ano”, disse ele. “Esta não é uma versão reduzida do VBS. É uma EBF contextualizada para mercados globais. Estamos ansiosos para ver a EBF alcançar ainda mais pessoas em vários países.”

Para os envolvidos, a EBF na Igreja Bíblica TMG demonstrou que o impacto de uma EBF em uma comunidade nunca pode ser totalmente compreendido.

Em meio a sua situação desafiadora, os alunos, professores e voluntários descobriram que podiam permanecer firmes nas verdades sólidas descobertas durante a "Destination Dig".

A equipe da Lifeway Global disse que mal pode esperar para ver como a EBF "Breaker Rock Beach" impactará as crianças em todo o mundo nos próximos anos.

*Nomes alterados por questões de segurança.

veja também