As estratégias de evangelização entre os cristãos mudaram ao decorrer dos anos, e procurar retiros religiosos para se blindar do clima de profanação desenfreada do Carnaval não é a única opção. Igrejas brasileiras e ministérios missionários entenderam que precisavam fazer mais, ir até os lugares onde pessoas estão cativas e necessitam da libertação que há em Jesus.
Bola de Neve
Na última segunda-feira (20), a igreja Bola de Neve levou à orla de Copacabana (RJ), o bloco Batucada Abençoada, que começou em Santos (SP) e está há quatro anos fazendo sua principal caminhada no Rio. A bateria tem mais de 17 anos de desfile, e em 2019 entrou para o livro dos recordes ‘Guinness Book’, como maior bateria do mundo com 1010 ritmistas.
O tema deste ano anunciou que quando tudo parece perdido, Jesus é capaz de refazer cada pedaço da história. Ele levanta e dá forças aos cativos após cada queda e transforma feridas em cicatrizes de superação.
A frase de efeito usada no bloco foi: “Pra Jesus é bem melhor!”. (Foto: Reprodução/ Instagram/Bola de Neve Rio)
O pastor Eric Vianna, fundador, idealizador e produtor do bloco cristão declarou em uma entrevista à Folha de S.Paulo:
"A igreja se reunia em acampamentos cristãos durante o Carnaval. Mas a retirada da igreja entregava a cidade para toda sorte de malignidades que acontecem durante o período. Jesus nos diz que somos a luz do mundo, e não existe melhor momento de brilhar a luz do que nas trevas de Carnaval”.
Segundo o pastor, o objetivo do bloco é “mostrar que é possível se divertir e se alegrar sem a necessidade de aditivos como bebidas alcoólicas ou drogas, e sem as consequências que perduram pelo resto da vida”. O movimento cristão de acordo com Eric, “não é uma festa para os cristãos, mas nos colocamos como estandarte vivo para anunciar o Evangelho".
Assembleia de Deus Vitória em Cristo
A Assembleia de Deus Vitória em Cristo, de Silas Malafaia, de domingo a terça de Carnaval, liderou uma conferência sobre livramento, que em seguida deu início a uma bateria da igreja com 200 integrantes, chamada Reação.
Evangelismo nas ruas do Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/Instagram/Connectadvec)
Luis Felipe Alves, 35, diácono da igreja explicou como funciona o trabalho: "Quando nós chegamos para evangelizar, tocamos sempre um samba, e depois o pastor fala uns 20 minutos, faz o apelo, e pessoas aceitam a Jesus no meio da festa de Carnaval".
Dunamis
O Movimento Dunamis, cujo foco é um avivamento sustentável, também pregou o Evangelho no Carnaval de São Paulo, e em igrejas de todo o Brasil. Segundo eles, a Grande Comissão é como uma posição de obediência ao Senhor, e por isso o evangelismo faz parte do seu estilo de vida.
Ver essa foto no Instagram
JOCUM
Os missionários da JOCUM de diversas partes do Brasil saíram para evangelizar reunindo foliões em rodas de conversa e orações nas ruas, proclamando o Reino de Deus. As estratégias de evangelização utilizadas foram apresentações de arte como dança, espetáculo de circo, teatro, louvor, rodas de orações, caminhadas de intercessão pelas cidades, placas e cartazes criativos, auxiliando na limpeza da cidade e atividades para crianças e suas famílias.
Os locais onde a JOCUM realizou os evangelismo foram Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Matinhos (PR), Almirante Tamandaré em São Francisco do Sul (SC), Corumbá (MS). E testemunharam muitos que abandonaram a fé e se reconciliando com Jesus.
Ver essa foto no Instagram
Em uma publicação no Instagram, a JOCUM Almirante declarou: “É impressionante o que Deus tem disponível para nós. A criatividade vem dEle. O novo vem dEle. Ele é a nossa fonte”.
Igreja Batista Missionária da Independência (IBMI)
A Igreja Batista Missionária da Independência (IBMI), localizada no bairro de Nazaré, Salvador, evangelizou através do bloco evangélico Sal da Terra, de sexta a terça-feira de Carnaval no Pelourinho.
O bloco Sal da Terra foi criado no ano 2000 e participou de forma ininterrupta de 20 edições, sendo um dos maiores blocos do circuito, com média de 500 integrantes por ano.
O grupo gera uma atmosfera diferenciada nas ruas do Centro Histórico, pois além da pregação da Palavra de Deus, promove valores cristãos, chamando a atenção dos foliões locais e turistas nacionais e internacionais que frequentam o local.
Bloco cristão Sal da Terra nas ruas de Salvador. (Foto: Reprodução/Sal da Terra)
Ao longo do trajeto, são distribuídos folhetos, realizadas orações e abordagens de membros do bloco que compartilham o Evangelho. Já no período da noite, o bloco conta com um palco instalado na Praça da Sé, no qual são desenvolvidas diversas atividades artísticas, como apresentações de música e teatro, performances de dança e roda de capoeira com o foco na evangelização.