Presos há mais de 76 dias, Ryan Koher, piloto do ministério Mission Aviation Fellowship (MAF), e dois voluntários sul-africanos tiveram o pedido de fiança negado por um tribunal moçambicano.
Eles foram detidos em 4 de novembro do ano passado sob falsa acusação de "apoiar o terrorismo".
Segundo informou a CBN News em dezembro, Koher, de 31 anos, foi detido por autoridades em Moçambique enquanto se preparava para transportar vitaminas e outros suprimentos para orfanatos administrados por igrejas na província de Cabo Delgado.
De acordo com o relato do grupo, durante as inspeções de segurança no aeroporto, as autoridades demonstraram interesse nos medicamentos de venda livre e nos conservantes alimentares pertencentes à Ambassador Aviation Ltd. (AAL), uma parceira da MAF, organização sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos.
Segundo a MAF, os missionários levavam mantimentos para orfanatos do norte do país e era um voo que a MAF, conhecida como Ambassador Aviation Lda. em Moçambique, já tinha feito diversas vezes no passado.
De acordo com a KTVB-TV, o piloto Koher está atualmente detido em uma prisão de alta segurança em Moçambique.
Sem acusações formais
Sem qualquer acusação por escrito, os homens estão mantidos presos por 76 dias. A MAF relatou que uma investigação ainda está em curso.
O ministério disse em um comunicado que Koher "tem a paz de Deus e está comprometido com a Sua vontade".
Nos últimos dois anos, o norte de Moçambique tem lidado com insurgentes jihadistas.
Pedido de orações
Em uma atualização postada pela MAF em 17 de fevereiro, a esposa de Koher, Annabel, disse: "Obrigada a todos por orarem em nome de Ryan - está fazendo a diferença quando Deus ouve e responde".
Ela disse ainda que na prisão, Koher enfrentou uma condição médica que resultou em coceira constante na pele, prejudicando seu sono.
Annabel também postou uma curta mensagem em vídeo pedindo aos cristãos que se juntassem à equipe da MAF para orar por seu marido todas as quartas-feiras.
Na semana passada, o ministério realizou um dia global de oração por Koher depois que foi anunciado que sua fiança havia sido negada pelo tribunal.
Providências
De acordo com a MAF, o diretor da organização em seu país se encontrou com o embaixador dos Estados Unidos, Peter Vrooman, que está em Nampula, para discutir a situação de Koher.
O ministério informou que a investigação do procurador moçambicano continua e que esperam uma conclusão até o final do mês.
Eles informaram que Annabel e seus dois filhos retornaram à sede da MAF em Nampa, Idaho, onde estão recebendo cuidados da família, da comunidade da igreja e da equipe ministerial.
O ministério fez um apelo a todos para que orem pela conclusão rápida da investigação em curso e pela força da família Koher durante este período difícil.