Mais de 90 cristãos entre presos e sequestrados por rebeldes no Iêmen

Só em janeiro de 2026, rebeldes houthis prenderam mais de 50 cristãos e sequestraram outros 43.

fonte: Guiame, com informações do Premier

Atualizado: Quinta-feira, 22 Janeiro de 2026 as 2:21

Iêmen ocupa a terceira posição na Lista Mundial da Perseguição e, conforme o relatório de 2026. (Foto representativa: Portas Abertas)
Iêmen ocupa a terceira posição na Lista Mundial da Perseguição e, conforme o relatório de 2026. (Foto representativa: Portas Abertas)

No Iêmen, rebeldes houthis prenderam mais de 50 cristãos e sequestraram outros 43 apenas em janeiro de 2026, segundo informações de uma organização cristã.

A Portas Abertas revelou que os seguidores de Jesus foram retirados das ruas e levados para locais secretos, onde são interrogados e torturados até fornecerem informações, supostamente sobre outros cristãos.

Daniel Hodge, especialista em Iêmen da Portas Abertas, afirmou que a situação gerou “muito medo”, levando pessoas a fugir da região por receio de “que os houthis também estejam atrás delas”.

Alcorão

Em entrevista ao Premier Christian News, Hodge afirmou que os cristãos no país não compreendem a motivação por trás dos ataques.

Alguns, porém, especulam que possa ser uma tentativa dos houthis, apoiados pelo Irã, de reforçar sua reputação após os recentes distúrbios ocorridos no país.

“No Alcorão está escrito que qualquer pessoa que vire as costas para seu Deus é considerada apóstata e pode ser punida com a morte. Então, pode ser uma convicção religiosa”, disse ele.

Eles podem querer “limpar a terra de qualquer um” que não compartilhe sua ideologia, acrescentou.

Lista Mundial da Perseguição

O país ocupa a terceira posição na Lista Mundial da Perseguição e, conforme o relatório de 2026, continua sendo um grande desafio para os cristãos.

Hodge explicou que não viu nada parecido com isso “nos últimos 30 anos da história da igreja no Iêmen”.

Na semana passada, algumas famílias relataram finalmente ter notícias de seus parentes, que conseguiram ligar da prisão para pedir comida e roupas.

Hodge afirmou que a “Portas Abertas tem apoiado a igreja” no Iêmen, oferecendo assistência médica, alimentos e roupas, além de capacitar líderes locais.

Orações

Ele pediu que os cristãos ao redor do mundo intercedam pela nação em oração, afirmando: “A oração é tudo o que podemos fazer neste momento”.

“Oração pelas famílias, oração por aqueles que estão na prisão. Ore para que eles sejam curados das feridas físicas, oração por aqueles que estão muito temerosos nestes dias e também para que Deus levante novos líderes.”

Acima de tudo, ele pediu oração para que “no meio desta situação, as bênçãos e a glória de Cristo sejam reveladas aos iemenitas”.

veja também