Missão no Paraguai impacta mais de 1.000 pessoas: ‘É o avanço da Igreja’

As atividades missionárias foram realizadas em diferentes etapas, no período de 18 a 26 de fevereiro.

fonte: Guiame, com informações do Notícias Adventistas

Atualizado: Sexta-feira, 3 Março de 2023 as 9:37

Uma das noites de evangelismo que foram feitas para as pessoas do local. (Foto: Irene Strong/Adventistas)
Uma das noites de evangelismo que foram feitas para as pessoas do local. (Foto: Irene Strong/Adventistas)

Evangelismo, feiras de saúde e prestação de serviço às comunidades vizinhas de Mallorquín, KM 30 e Remanso Toro foram algumas das atividades realizadas por sessenta servidores da sede sul-americana adventista, além de reformas no Colégio Adventista do Leste Paraguaio (CADEP).

A Mission Trip – Paraguai foi liderada pelo pastor Dieter Bruns, diretor do Serviço Voluntário Adventista (SVA) para oito países sul-americanos, e Evelyn Briggen, coordenadora de Recursos Humanos do escritório da Igreja para o mesmo território.

As atividades missionárias foram realizadas em diferentes etapas, no período de 18 a 26 de fevereiro. O início dos trabalhos aconteceu com a cerimônia de inauguração da pedra fundamental do templo do Colégio Adventista do Leste Paraguaio.

Stanley Arco, pastor e presidente da Igreja Adventista para oito países sul-americanos, e os servidores do escritório da denominação participaram da cerimônia.

A comunidade educacional foi convocada a contribuir para a formação de missionários por meio deste templo.

Muito trabalho

Durante a Mission Trip, voluntários empreenderam diversas melhorias no colégio, como a reforma da ponte principal, a limpeza do lago, a pintura e desenho na quadra e nas arquibancadas do ginásio, remodelação do jardim do dormitório feminino e a pintura das duas quadras em frente ao dormitório masculino.

Os esforços desses voluntários foram acompanhados por 45 alunos internos, entre os 140 matriculados, que testemunharam as obras realizadas tanto de dia quanto de noite.

“Tivemos grandes desafios e pouco tempo, mas graças ao trabalho destacado de todos os voluntários da Divisão Sul-Americana, que vieram e fizeram a diferença com disposição e ânimo, foi possível realizar todos os trabalhos. Tivemos chuvas intensas em alguns momentos e desafios inesperados, mas, no final, conseguimos realizar tudo, graças ao nosso Deus”, afirmou o Marcio Silva, diretor de Auditoria da sede da Igreja Adventista na América do Sul.

Escola indígena

O grupo de servidores também se dedicou à restauração de um colégio indígena localizado na comunidade de Remanso Toro, que atende aproximadamente 120 alunos do ensino fundamental.

Eles realizaram diversas tarefas durante esse tempo, incluindo a limpeza das salas de aula, dos banheiros e do gramado, além de promoverem atividades para as crianças indígenas.

Voluntários trabalhando no colégio indígena da comunidade Remanso Toro. (Foto: Irene Strong/Adventistas)

Em sinal de gratidão, os moradores locais se juntaram aos voluntários em suas atividades. A diretora da escola demonstrou seu sentimento na língua guarani:

“Agradeço à Igreja Adventista pela ajuda que recebemos. Tudo ficou limpo e restaurado para que as crianças possam continuar seus estudos de maneira mais confortável. Estamos gratos por esse apoio”.

Comunidade atendida

Durante a missão, os voluntários prestaram atendimento a 290 pessoas que se beneficiaram durante os dois dias da feira de saúde.

Entre os serviços oferecidos estavam aferição dos sinais vitais, consultas médicas profissionais, medicação, além de um espaço especial para conversar e orar pela saúde mental de cada pessoa atendida.

Uma das feiras de saúde realizadas pelos voluntários da sede da Igreja Adventista na América do Sul. (Foto: Irene Strong/Adventistas)

“Eu sempre tive a ideia de que, para ser missionária, teria que ser médica, dentista ou de alguma área da saúde, mas com esta missão eu aprendi que ainda sendo secretária posso ajudar de diversas maneiras, e isso foi o que mudou meu conceito da missão”, contou com alegria Daiana Escobar, secretária assistente na Divisão Sul-Americana.

Conversão e batismo

Ao todo, 420 adultos e 270 crianças participaram das três noites de evangelismo, culminando em dois batismos no sábado, dia 25 de fevereiro.

“Para que a missão alcance todos os lugares do mundo e para que Jesus volte logo, é muito importante para toda a equipe estar neste lugar para contribuir, ajudar e reforçar o avanço da Igreja aqui no Paraguai”, afirmou o pastor Leonardo Preuss, assistente da presidência da Divisão Sul-Americana.

Os membros da igreja local de Mallorquín ficaram felizes em receber Alan e Beatriz Insaurralde, dois irmãos gêmeos que decidiram entregar suas vidas a Jesus através do batismo.

Além disso, cerca de 25 pessoas se manifestaram durante os apelos finais demonstrando interesse em receber estudos bíblicos.

No mesmo dia, a Associação Oeste Paranaense, a União Paraguaia e a Divisão Sul-Americana, três sedes administrativas da denominação, realizaram a inauguração da igreja local de “O´Leary”.

Todos os participantes ficaram felizes com a construção e celebraram o primeiro batismo de uma pessoa naquele mesmo dia.

Doações

O projeto Mission Trip – Paraguai terminou com um passeio oficial pelas infraestruturas do Colégio Adventista do Leste Paraguaio e com um culto de consagração, no auditório do dormitório feminino. Nesse colégio adventista, que completará 30 anos de funcionamento este ano, tudo que foi construído ocorreu por meio de doações.

“Cada pessoa que trabalhou durante essa missão deu um pouquinho de seu tempo, do conforto, da sua casa e veio realmente para servir. Foram oito, dez, doze, quinze horas de trabalho por dia”, disse o pastor Mariano Sanz, diretor do CADEP.

Grupo de voluntários que atuou na Mission Trip 2023. (Foto: Divulgação/Adventistas)

“Meu coração transborda de alegria e gratidão, porque eu sei que o que vocês fizeram impactará muitas vidas, no nome de Jesus. Sem vocês, sem as feiras de saúde, sem tudo o que fizemos, não seria o mesmo”, finalizou, agradecendo a todas as equipes envolvidas.

veja também