Missionário na Ucrânia diz que maior problema não é a guerra, mas “a perdição espiritual”

O missionário do IMB, Mike Domke, serviu na Ucrânia por 15 anos e afirmou que a guerra ou a fome não são maiores que a falta de Deus.

fonte: Guiame, com informações de IMB

Atualizado: Segunda-feira, 8 Janeiro de 2024 as 4:28

 Mike com ucrânianos. (Foto: Reprodução/IMB)
Mike com ucrânianos. (Foto: Reprodução/IMB)

O missionário Mike Domke serviu na Ucrânia por 15 anos através do Conselho de Missões Internacionais (IMB). Em meio ao caos no país devido aos conflitos, ele e sua equipe refletiram sobre a maior necessidade da população local.

“Em tempos de grande necessidade ou desespero, o maior problema do mundo não é a guerra ou a fome. É a perdição espiritual”, disse ele ao IMB.

Recentemente, Mike relatou que viu pessoas fazendo fila do lado de fora de uma igreja enquanto as sirenes de ataque aéreo soavam. 

“A igreja não era um abrigo antiaéreo. Eles não estavam distribuindo comida. Não era nem domingo. As pessoas faziam fila, aguardando a sua vez para ouvirem sobre a esperança de Jesus Cristo”, afirmou o missionário.


Evangelismo. (Foto: Reprodução/IMB)

Ação social

Mike distribui alimentos para os moradores de Kozelets, na Ucrânia. Com a ajuda dos membros da Igreja Batista Pão da Vida e da missão “Send Relief”, eles distribuíram mais de 600 kits de alimentos para a comunidade. 

Segundo o IMB, o trabalho dos cristãos em meio a guerra continua dando resultados positivos.

Mike relatou que um pastor local ofereceu conforto espiritual em meio a um ataque aéreo para a população.

Em uma igreja, os bancos foram retirados para dar lugar às pessoas cujas casas foram destruídas. 

O missionário também informou que um carro cheio de marcas de tiros está atravessando o território carregando suprimentos para todos. Há também o caso de um pastor que procura um lugar para batizar 10 pessoas.

“Descobri, no entanto, que a plantação de igrejas ainda se resume a crentes estarem firmemente presentes entre os perdidos e se unirem a Deus em sua obra”, disse ele. 

E continuou: “Olho para a Ucrânia e não posso deixar de pensar que é incrível como Deus trabalha através da generosidade das doações”.


Estudos bíblicos. (Foto: Reprodução/IMB)

Gratidão

Por mais de uma década, Mike e sua equipe discipulam e treinam uma geração de plantadores de igrejas na Ucrânia. 

“No momento em que vimos indícios de uma multiplicação da igreja, a guerra aumentou e evacuamos para outro país. Deixamos tudo para trás, nossos bens, cães, amigos e ministério. Ficamos arrasados”, relembrou ele.

Ele agradeceu ao IMB, que em meio aos conflitos, forneceu aconselhamento sobre traumas para ele, sua esposa e seus três filhos. 

“Nos ajudou a nos estabelecer em um novo lar e em novas escolas. Saímos da Ucrânia, mas Deus não pediu para deixarmos este ministério”, explicou ele. 

“Na verdade, temos assistido ao seu crescimento, primeiro através do envolvimento digital com a nossa rede de plantadores de igrejas e depois com viagens à Ucrânia”, acrescentou.

Crescimento do Evangelho

Mike testemunhou que pastores e crentes locais compartilharam Jesus com muitas pessoas: “Vimos batismo após batismo”. 

“Uma igreja que estava prestes a fechar suas portas agora tem mais de 300 membros e plantou outra igreja. Há incontáveis ​​novos pequenos grupos reunidos, bem como muitas novas igrejas”, afirmou ele.

“É época de colheita na Ucrânia. Deus está trabalhando. E quando Deus está trabalhando, é quando precisamos trabalhar também”, concluiu o missionário.

veja também