Pastor é atingido por drone enquanto servia refugiados em meio à guerra na Ucrânia

Um pastor foi atingido por um drone russo enquanto ajudava idosos no conflito.

fonte: Guiame, com informações de Mission Network News

Atualizado: Quarta-feira, 8 Maio de 2024 as 3:38

Pastor Vlad. (Foto: Reprodução/SGA)
Pastor Vlad. (Foto: Reprodução/SGA)

Pastores na Ucrânia estão arriscando a vida para levar suprimentos e esperança à população que sofre com a guerra no país. 

É o caso do pastor Vlad, que foi atingido por um drone russo enquanto dirigia sua van, evacuando idosos em uma cidade em apuros na no país. Ele irá passar por um procedimento cirúrgico para restaurar uma lesão na perna.

Apesar dos perigos envolvidos em um país em guerra, pastores se uniram à missão Slavic Gospel Association (SGA) para abrigar refugiados e distribuir suprimentos — que estão diminuindo devido à escassez de voluntários e doadores. 

Em meio ao conflito, a Igreja se tornou um refúgio para muitas pessoas, independentemente de sua nacionalidade ou status social.

A Guerra na Ucrânia está se desenrolando há mais de dois anos, gerando inúmeros desafios. 

Muitas aldeias foram esvaziadas enquanto os moradores tentavam fugir para um local seguro.Muitos estão fugindo para as igrejas locais.

“Essas igrejas estão literalmente recebendo ônibus com refugiados internos da linha de frente. Eles precisam descobrir como encontrar um lugar quente para dormir, comida e outros itens. Portanto, a SGA está tentando apoiar as igrejas nisso”, disse Eric Mock, da missão.

“Precisamos levar alimentos, medicamentos e até itens de higiene para essas igrejas, porque muitas pessoas estão sendo evacuadas das regiões da linha de frente”, acrescentou.


Igreja ucraniana. (Foto: Reprodução/SGA)

Pastores locais

De acordo com o Mission Network News, a SGA realizou recentemente um retiro para pastores ucranianos e suas esposas. Muitos destes líderes afirmam que as suas congregações foram esvaziadas no início da guerra. 

Mas agora, Eric contou que “essas igrejas estão cheias de novos crentes e novas pessoas em busca de respostas no meio da guerra”.

Embora o perigo aumente a cada dia, estes pastores permanecem. “Todos eles disseram que enquanto sua congregação estiver lá, eles estarão lá e não irão embora”, relatou ele.

A SGA

Desde a fundação em 1934, a SGA tem trabalhado com igrejas nos antigos países soviéticos da Europa Oriental e da Ásia Central para compartilhar o Evangelho, treinar líderes para igreja locais e ajudar os marginalizados.


Voluntários da missão. (Foto: Reprodução/SGA)

Eric informou: “Estamos equipando as igrejas para o trabalho do ministério, para que o Evangelho se espalhe em todas as circunstâncias que a Igreja enfrenta”.

“Por favor, ore para que os pastores na Ucrânia sejam espiritualmente encorajados e equipados para o ministério. Peça a Deus que conforte as comunidades devastadas pela guerra e leve mais pessoas em toda a Ucrânia a abraçar a esperança do Evangelho”, concluiu.

 

veja também