A Espanha, país de tradição católica, alcançou 1.000 cidades com igreja evangélica pela primeira vez, de acordo com um relatório recente.
Os dados de 2023 foram divulgados pelo ministério Evangelism in Depth (EVAF), que estuda a evolução da fé evangélica desde 1996.
Ao jornal Protestante Digital, Máximo Álvarez, diretor do EVAF, relatou que o número de evangélicos e de igrejas plantadas em solo espanhol cresceu na Espanha, nos últimos anos.
Álvarez explicou que o crescimento mais forte aconteceu nas duas primeiras décadas do século 21, com a chegada de imigrantes da América Latina, África e Europa na nação espanhola.
Outro fator que impulsionou a fé evangélica foi iniciativas conjuntas de evangelização e plantação de igrejas no país.
“Há muitas décadas existem igrejas e ministérios com esta visão de plantar igrejas onde ainda não há local de culto evangélico”, afirmou o diretor.
Necessidade de evangelização
Apesar do número de cidades espanholas com igrejas ter aumentado, ainda há municípios que não foram alcançados pelo Evangelho.
“Há 542 cidades com mais de 5 mil habitantes sem igreja evangélica e grandes bairros nas cidades, onde não há igreja”, observou Álvarez.
Ele ponderou que ainda é necessário conscientizar as igrejas locais da importância de evangelizar e plantar novas congregações.
Para isso, a EVAF tem promovido eventos missionários para despertar as igrejas pelo país. Além disso, está realizando distribuição massiva de materiais evangelísticos, como aconteceu em Sevilha e Cádiz, nas últimas semanas.
A ação faz parte de um plano de ação conjunto com igrejas locais e da organização missionária OM.
“Cada igreja tem que plantar uma ou duas congregações e em 2035 teríamos um mapa completo”, concluiu Álvarez.