“Perseguição aos cristãos atinge o 'nível mais alto' na história”, alerta especialista

Samuel Brownback, copresidente da Cúpula Internacional sobre Liberdade Religiosa, alertou: “Esse câncer está se espalhando”.

fonte: Guiame, com informações de CBN News

Atualizado: Segunda-feira, 10 Fevereiro de 2025 as 3:44

Imagem ilustrativa. (Foto: Portas Abertas)
Imagem ilustrativa. (Foto: Portas Abertas)

Com o aumento da perseguição aos cristãos no mundo, especialistas analisaram as últimas ocorrências e informaram que a “questão é mais urgente agora”.

Na última semana, ocorreu em Washington, Estados Unidos, a Cúpula Internacional sobre Liberdade Religiosa — encontro que reúne 2.000 pessoas e ajuda a promover maior liberdade religiosa para pessoas que vivem em situações difíceis ao redor do mundo.

Em uma entrevista à CBN News, o copresidente da Cúpula da IRF, Samuel Brownback, disse: “A liberdade religiosa é para todos, é para todos os lugares, é para todo o tempo”. 

“Para que possamos enfrentar e ir contra esses regimes totalitários que estão pressionando contra ela, podemos ir contra o comunismo e a China e podemos realmente começar a tentar abordar esse tópico”, acrescentou.

Brownback, que é ex-embaixador dos EUA para a liberdade religiosa internacional, afirmou que a perseguição aos cristãos está mais urgente agora, quando se trata de restrições à liberdade religiosa.

Além disso, a questão envolve regimes totalitários que decidem como "subjugar a religião" das minorias para "permanecer no controle e no poder".

“É exatamente por isso que precisamos existir, para enfrentar essa tomada de poder, essa onda de poder”, declarou ele. 

E continuou: “E eu acho que talvez a batalha esteja se tornando muito mais clara, embora seja bem dura e difícil, mas é basicamente totalitarismo versus religião, e é em uma base global”.

‘Nível mais alto’

A Coreia do Norte e a China dominam a intolerância religiosa por meio do governo que reprime a liberdade das minorias. Já na Nigéria, militantes islâmicos buscam poder e controle e atacam cristãos em massa, com diversos sequestros e assassinatos acontecendo frequentemente.

“E esse câncer está se espalhando por toda a África Ocidental. Você está vendo isso se espalhar para vários países perto da Nigéria, desse esforço de radicalismo islâmico e mentalidade totalitária de: 'Nós vamos assumir isso e você vai acreditar em nossa fé ou não vai viver'”, destacou Brownback.

Tragicamente, especialistas como Brownback alertam que a perseguição aos cristãos atingiu um nível ainda mais perigoso.

“É o nível mais alto de perseguição cristã acontecendo agora no mundo que já houve em qualquer momento da história humana”, alertou ele.

E continuou: “Mas isso não é motivo para desespero. É realmente um motivo para lutar por esse direito fundamental”.

Com o avanço da tecnologia, Brownback observou que é essencial agir pela liberdade dis cristãos ao redir do mundo, para impedir que governos extremistas usem vigilância, inteligência artificial e outras ferramentas como forna de censura.

“Provavelmente teremos apenas um curto espaço de tempo antes que alguns desses sistemas sejam implementados de forma tão profunda que tornará ainda mais difícil, senão mesmo impossível, sair de baixo deles”, concluiu Brownback.

Observação mundial 

Mais de 380 milhões de cristãos ao redor do mundo são perseguidos por sua fé, aponta a Lista Mundial da Perseguição 2025 (LMP25), lançada pela Portas Abertas.

O ranking, publicado anualmente e que classifica os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos, registra um aumento de 15 milhões em comparação aos números do ano passado.

O Guiame teve acesso à publicação, que registra altos níveis de perseguição com um aumento impressionante de 140 milhões desde 2018. Atualmente, um a cada 7 cristãos é perseguido no mundo.

Para levar ajuda de forma eficaz a estes cristãos, a Portas Abertas realiza, anualmente, uma pesquisa que avalia a pressão e a violência que eles enfrentam pelo simples fato de seguir a Jesus. 

Desta pesquisa nasce a Lista Mundial da Perseguição e o Mapa com os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.

veja também