Preso há mais de quatro meses em Moçambique, um piloto missionário está encontrando conforto na história bíblica de José, segundo sua esposa.
Ryan Koher, do ministério Mission Aviation Fellowship (MAF), foi preso em novembro do ano passado sob falsa acusação de "apoiar o terrorismo", junto com outros dois voluntários da missão. Nos últimos dois anos, o norte de Moçambique tem lidado com insurgentes jihadistas.
O piloto, de 31 anos, foi detido pela polícia do aeroporto, enquanto se preparava para enviar mantimentos a orfanatos no norte do país.
O missionário teve sua fiança negada por um tribunal em fevereiro. Detido em uma prisão de segurança máxima, Ryan sofreu de uma condição médica que resultou em coceira constante na pele, prejudicando seu sono.
Em sua última conversa com a esposa Annabel no dia 6 de março, o piloto estava mais otimista e contou que os médicos da prisão forneceram uma pomada, que aliviou sua coceira.
Segundo a esposa, Ryan está buscando força na Palavra de Deus durante o tempo de dificuldade.
“Ele está encontrando consolo na história de José e como, mesmo com todas as provações que José teve, Deus ainda estava com ele, Deus tinha um plano para ele durante tudo isso, então ele está realmente encontrando consolo na Palavra de Deus neste momento", disse Annabel, ao The Christian Post.
Frutos da Missão
Ela testemunhou que seu ministério está dando frutos, ao levar ajuda a refugiados e transportar tradutores da Bíblia para as tribos Koti e Makonde, no norte de Moçambique.
“Ryan realmente tem um coração para servir ao Senhor, e ele tem uma paixão pela aviação. E assim MAF foi uma maneira que ele poderia trazer essa paixão que Deus lhe deu junto com seu desejo de servir ao Senhor", declarou Annabel.
A esposa, que atua como missionária ao lado do marido, relatou que há uma igreja crescente de cerca de 10 mil membros na região.
“As pessoas têm um desejo ardente de conhecer o Senhor, conhecer a verdade e ler as Escrituras em sua língua. Então, através da tradução da Bíblia para esses grupos de pessoas não alcançadas, estamos realmente vendo o Senhor se mover”, afirmou.
Ela pediu oração pela libertação de Ryan e para que Deus o use para compartilhar o Evangelho na prisão.
A MAF declarou que as acusações contra Ryan são falsas e que ele estava em uma missão para levar remédios e alimentos a orfanatos em Montepuez. A Embaixada dos Estados Unidos está defendendo a libertação do piloto.
Sua esposa, Annabelle, e seus dois filhos, foram evacuados para a sede da Mission Aviation, nos Estados Unidos.
Missões nos ares
Há 75 anos, a MAF tem voado até os lugares mais isolados do mundo para levar o amor de Jesus a quem nunca ouviu o Evangelho.
Os pilotos viajam para 13 países levando evangelistas, plantadores de igrejas, professores cristãos e médicos. Os voos missionários ainda levam suprimentos humanitários e Bíblias para regiões de difícil acesso em montanhas, selvas e desertos.