Tribunal absolve evangelista acusado de ajudar jovem ameaçada de morte por se tornar cristã

Com o apoio da ADF International, o evangelista Daniel Kefee foi completamente absolvido pelo tribunal nigeriano.

fonte: Guiame, com informações da ADF International

Atualizado: Terça-feira, 28 Novembro de 2023 as 2:07

Daniel Kefee e seu advogado Hamman Ezekiel Pwana, da ADF International Nigéria. (Foto: ADF International)
Daniel Kefee e seu advogado Hamman Ezekiel Pwana, da ADF International Nigéria. (Foto: ADF International)

Um evangelista incriminado por “irregularidades”, após ter ajudado ex-muçulmana convertida do Islã a ficar em segurança contra retaliações de radicais, na Nigéria, foi absolvido com ajuda da ADF International.

O nigeriano Daniel Kefee foi acusado de sequestro depois de ajudar Hafsatu*, de 17 anos, que deixou o Islã pelo Cristianismo, após a jovem receber ameaças de morte de sua família.

Com a ajuda de Kefee, a jovem conseguiu acomodação em uma residência escolar cristã em um local próximo.

Advogados parceiros da ADF International (Alliance Defending Freedom International), uma organização jurídica sem fins lucrativos que se dedica a defender a liberdade religiosa entre outras, representaram Kefee no tribunal.

Os defensores argumentaram que oferecer ajuda para salvar vidas não constitui um crime. O tribunal decidiu a favor de Kefee, afirmando aos promotores do governo que, "se o réu tivesse deixado a menina, o que teria acontecido com ela?".

Kefee foi completamente absolvido em 8 de novembro de 2023.

Defesa comemora

“Esta é uma vitória incrível para a liberdade religiosa na Nigéria. Convertidos do Islã para o Cristianismo na Nigéria são muitas vezes negados a capacidade de viver sua fé devido a ameaças credíveis e ataques direcionados contra eles”, disse Sean Nelson, consultor jurídico da ADF International.

E continuou: “Estamos aliviados por Hafsatu ter encontrado refúgio seguro e que Daniel foi completamente absolvido das acusações relacionadas a ajudá-la [a viver] em segurança”.

Nelson acrescentou: “Estamos esperançosos de que esta importante decisão ajudará outras pessoas a enfrentar ameaças semelhantes por causa de suas crenças cristãs. Ninguém deve ser perseguido ou ameaçado de morte por sua fé, e oramos para que todos na Nigéria tenham seu direito inerente à liberdade religiosa plenamente e completamente reconhecido”.

Hamman Ezekiel Pwana, o advogado de Kefee na Nigéria, respondeu à decisão declarando: "Estamos empolgados com a absolvição de Daniel e a liberdade de Hafsatu para viver sua fé cristã recentemente adotada. Agradecemos aos tribunais por reconhecerem que os cristãos convertidos não devem ser ameaçados por ninguém e que ajudá-los não é um crime. Esperamos que isso estabeleça um precedente para garantir que os cristãos convertidos em toda a Nigéria, especialmente no Norte, possam encontrar paz e segurança."

A ADF International apoiou a defesa legal de Kefee e defende os direitos de todas as pessoas de adorar e viver sua fé livremente.

Junto com outras minorias religiosas na Nigéria, a perseguição aos cristãos na Nigéria é especialmente severa. Em todo o mundo, mais de 5.500 cristãos foram mortos por sua fé no ano passado. Desses, 90% eram nigerianos.

*Nomes alterados por razões de segurança

veja também