Camila Campos orienta jovens a se cuidarem no Outubro Rosa: “Use minha vida como exemplo”

Camila Campos refletiu sobre como os diagnósticos do câncer de mama têm acometido mulheres cada vez mais novas.

fonte: Guiame

Atualizado: Terça-feira, 8 Outubro de 2024 as 5:04

Camila Campos. (Foto: Reprodução/Instagram/ Camila Campos)
Camila Campos. (Foto: Reprodução/Instagram/ Camila Campos)

Na última segunda-feira (7), a cantora Camila Campos, que luta contra um câncer de mama desde julho, aconselhou jovens a cuidarem da saúde durante a campanha do Outubro Rosa.

No Instagram, Camila, de 35 anos, refletiu sobre como os diagnósticos da doença têm acometido cada vez mais mulheres na faixa etária inferior aos 40 anos, idade que os médicos aconselham que as mulheres comecem a se prevenir. 

“Eu fui acometida por um câncer de mama. Se você for considerar que é a partir dos 40 que uma mulher deve começar a se preocupar com os cuidados básicos da mama, com o possível câncer de mama, se você estiver pelo SUS (Sistema Único de Saúde — sistema público de saúde brasileiro), esses exames só serão liberados para você a partir dos 50 anos de idade. Mas, eu tenho 35”, disse Camila.

Segundo a cantora, uma das coisas que mais chamou atenção das pessoas foi a idade dela e o fato de ainda ser jovem para uma doença como essa. 

No entanto, Camila destacou: “Mas, a partir do momento que eu recebi esse diagnóstico, eu conheci inúmeros testemunhos de mulheres tão novas ou até mais novas do que eu, e isso chamou muito a minha atenção, porque eu quero também ser um instrumento de Deus na sua vida para te orientar, procure um médico”. 

E continuou: “Muitas pessoas falaram: ‘Camila, como você não viu um caroço na sua mama?’. Porque esse caroço não apareceu. Era tão pequenininho que era imperceptível ao toque e aos olhos. Foi somente porque ele caiu na corrente sanguínea e foi parar nos meus ossos. Foi somente por causa das dores que eu soube que eu estava com câncer de mama”. 

‘Comece a se cuidar’

Ela explicou que talvez, se não tivesse sentido dores tão fortes, só teria descoberto o câncer num estágio muito avançado. 

“Então, eu louvo a Deus porque eu tive muita dor, mas as dores me permitiram descobrir algo que podia ter me matado. E talvez, você até hoje, nunca parou para pensar nisso, porque você é jovem. Mas, o Senhor nos deu ferramentas de autocuidado, o auto exame é um deles. O Senhor nos deu médicos, pessoas especialistas na área”, aconselhou a cantora. 

“Nunca é cedo demais para começar a se cuidar. Comece a se cuidar, use a minha vida como um exemplo, como um exemplo bom”, acrescentou.

Para os maridos, Camila disse: “Aconselha sua esposa a procurar ajuda, porque nós estamos percebendo que esse mal, o câncer de mama, está cada vez mais regredindo na idade e acometendo mulheres mais jovens. Então, eu não podia deixar passar esse momento de alerta, esse momento de conselho”. 

“A Bíblia fala que na multidão de conselho há sabedoria, então recebe isso como um conselho, em nome de Jesus”, concluiu a cantora.

Nos comentários, muitas mulheres aproveitaram a oportunidade para encorajar umas às outras através de seus testemunhos.

Luta contra o câncer

Em julho deste ano, Camila foi internada com dor óssea e foi diagnosticada com câncer de mama em estágio avançado, com 31 semanas de gestação.

A cristã, que também é psicóloga, passou por radioterapia e apresentou bons resultados ao tratamento. 

No dia 24 de julho, Camila deu à luz a Sofia, sua segunda filha com o esposo Léo, ex-zagueiro do Cruzeiro. A menina nasceu prematura e precisou de suporte respiratório por cerca de dois dias, mas recebeu alta no início de agosto.

A cantora tem compartilhado sua jornada contra a doença nas redes sociais e testemunhado sua fé no poder de Deus para curar.

“Eu não sou, estou doente e creio veementemente que isso é passageiro e é para a glória de Deus! A Camila Campos está nas mãos de Deus. E assim eu sigo como instrumento do Senhor, e Ele usa como quer para que o nome dele seja glorificado!”, escreveu ela, em uma postagem recente no Instagram.

veja também