Casal de empresários alerta sobre vício em trabalho: "Vida espiritual e familiar sofrem"

Após um incêndio atingir sua empresa, Josué e Keily entenderam que era um sinal de Deus para voltar a priorizar a família e a fé.

fonte: Guiame, com informações de Evangelical Focus

Atualizado: Quarta-feira, 9 Outubro de 2024 as 9:46

Josué, Keily e seus filhos. (Foto: Arquivo pessoal).
Josué, Keily e seus filhos. (Foto: Arquivo pessoal).

O casal cristão Josué García e Keily Murillo Fuentes fundaram uma empresa familiar em 2016 que rapidamente se tornou um grande negócio, na cidade de Ares, na Espanha.

Segundo Keily, a empresa nasceu em uma época de crise financeira na família. “Houve um período econômico muito ruim nesta parte da Espanha e estávamos vivendo de nossas economias. Eu me perguntei: ‘O que posso fazer?’. No final, tive a ideia de oferecer um serviço de lavagem a seco em casa para ajudar as donas de casa”, disse ela, em entrevista a Evangelical Focus.

“Em minha própria casa, comecei a lavar, secar e passar roupas. Correu tão bem que o meu marido Josué viu uma oportunidade de negócio e decidiu alugar instalações”, acrescentou.

De uma pequena loja com uma máquina de lavar, a lavanderia cresceu para uma empresa com três máquinas industriais, que passou a atender hóteis, restaurantes e salões de beleza.

Família e Deus deixados de lado

Porém, enquanto isso, a dedicação em período integral ao negócio teve consequências negativas para a família.

“O negócio ficou tão fora de controle que nossa vida espiritual e familiar sofreram. Somos quatro, tínhamos uma menina e um menino e não estávamos dando a eles tempo de qualidade”, lembrou Keily.

“Havia domingos em que nem íamos à igreja. Eu estava ciente disso, mas a dinâmica de trabalho e os compromissos nos alcançaram”.

Então, a empresária orou, perguntando a Deus se era para continuar naquele ritmo de trabalho.

“Naquele momento, um grande hotel do condado me ligou e confirmou que queria ser nosso cliente. Presumi que esse era o caminho a percorrer”, revelou.

Incêndio

Logo depois, em novembro de 2019, um mau funcionamento elétrico causou um incêndio no armazém da empresa.

“É incrível como tudo pode acabar em apenas meia hora. Perdemos mais de 20.000 euros em roupas. Naquele momento, eu não entendi o que o Senhor queria me dizer. Apesar da confusão, mantive a fé”, contou Keily.


O armazém da empresa após o incêndio. (Foto: Arquivo pessoal).

A empresa familiar precisou se recuperar após a tragédia, e contou com a ajuda de outros cristãos.

“Contamos com a solidariedade de muitos irmãos em Cristo, tanto financeira quanto emocionalmente. Também fomos apoiados por outras empresas de lavanderia que nos ajudaram a cumprir nossos compromissos comerciais, nos emprestando suas instalações sem custo adicional”, destacou a empresária.

“No final, o fogo danificou apenas nossa máquina de embalagem e muitas roupas, o resto das máquinas de lavar permaneceram intactas. Isso surpreendeu até mesmo os inspetores”.

“Devemos adorar a Deus, não suas bênçãos”

Depois de sobreviverem à crise, Josué e Keily entenderam que o incêndio foi um sinal de Deus para eles voltarem a priorizar o que tinha mais valor: sua família e seu relacionamento com Deus.

"Graças a Deus que o armazém pegou fogo. Foi necessário para processar tudo o que o Senhor queria nos revelar. Devemos adorar o Deus de bênçãos e não as bênçãos de Deus. Estávamos tão ocupados que não houve tempo para desfrutar da bênção”, disse ela. 

“Decidimos fazer investimentos para recuperar o nosso negócio, mas desta vez, para o gerir sob a filosofia de ‘menos é mais’. O Senhor simplesmente traçou esse caminho para administrarmos melhor nosso tempo e devemos obedecer, e essa decisão nos levou a descansar mais nele”.

“Seu valor não está no dinheiro”

Keily Murillo ainda deixou uma mensagem para cristãos que estão lutando com sua vida financeira.

“Entenda que os negócios são dados pelo Senhor. Devemos estar dentro de sua vontade porque fora dela, é fracasso. Quando Deus lhe pedir para parar, faça-o. Não espere que Ele o impeça”, aconselhou.

“Conecte o Senhor com sua vida profissional. Se o seu trabalho rouba a paz, esse não é o caminho. E, finalmente, é importante entender que seu valor não está no dinheiro ou na preparação que você tem, seu valor está na cruz de Cristo, o resto é adicionado”, concluiu ela.

veja também