Com jovens mais interessados, vendas de Bíblias aumentam 61% no Reino Unido

As vendas de Bíblias no Reino Unido estão em alta, refletindo uma mudança cultural mais ampla que sugere um despertar na sociedade, conforme editor.

fonte: Guiame, com informações do Premier

Atualizado: Quarta-feira, 26 Março de 2025 as 11:23

Jovens da Geração Z têm menos tendência ao ateísmo, mostrou pesquisa. (Foto: Unsplash/RDNE Stock Project)
Jovens da Geração Z têm menos tendência ao ateísmo, mostrou pesquisa. (Foto: Unsplash/RDNE Stock Project)

Uma pesquisa conduzida pela equipe da Sociedade para a Promoção do Conhecimento Cristão (SPCK, sigla em inglês) revela que as vendas anuais de Bíblias no Reino Unido cresceram 61% entre 2019 e 2024, após um longo período de estabilidade.

Os dados da Nielsen Bookscan, que analisam as vendas de mais de 1.000 edições impressas diferentes da Bíblia, oferecem a pesquisa mais abrangente sobre vendas de Bíblias no Reino Unido em anos, refletindo também tendências observadas nos EUA.

De acordo com Sam Richardson, CEO da SPCK, uma editora focada na divulgação das boas novas de Jesus, diversos fatores contribuíram para esse fenômeno, incluindo o impacto transformador da pandemia de Covid-19, que não apenas desafiou a sociedade, mas levou muitos a reavaliar suas perspectivas e crenças.

"Durante a pandemia, observamos um aumento nas vendas de conteúdos como horóscopos e livros sobre Wicca, mas essa tendência diminuiu rapidamente. Atualmente, vemos um crescimento muito mais consistente nas vendas de livros cristãos em geral”, diz.

Segundo o editor, uma pesquisa separada da Nielsen revelou que, em 2024, os livros religiosos foram a categoria de não ficção com maior crescimento, com destaque especial para as Bíblias.

E ele acrescenta: “Espero e oro para que as pessoas encontrem respostas para as grandes questões de suas vidas de uma maneira que vá além do mundo, muitas vezes sombrio, de 'mente, corpo e espírito'.”

Mudança cultural

Atualmente, há um crescente interesse pelo Cristianismo. Embora a fé cristã talvez não seja a escolha inicial de muitos, é evidente que as gerações mais jovens estão mais abertas a ela.

Uma pesquisa recente revelou que os jovens da Geração Z têm menos tendência ao ateísmo em comparação com seus pais.

Richardson diz que o cenário intelectual atual reflete essa mudança. Ele afirma que após o impacto do livro The God Delusion de Richard Dawkins, publicado em 2006, os novos ateus lideraram o debate por uma geração.

No entanto, intelectuais como Tom Holland, Ayaan Hirsi Ali e Jordan Peterson demonstram uma abertura crescente ao Cristianismo. Justin Brierley aponta para um renascimento inesperado da crença em Deus, impulsionado por pensadores seculares – inclusive Dawkins, que agora se descreve como um "cristão cultural".

Essa tendência parece ainda não se traduzir em um aumento na frequência às igrejas, que permanece abaixo dos níveis pré-pandêmicos. Em um contexto onde a desconfiança em relação aos líderes religiosos e “especialistas” em geral é crescente, muitos optam por ir diretamente à fonte – a Bíblia – para formar suas próprias opiniões.

A pesquisa Talking Jesus, publicada em 2022, apontou que a leitura da Bíblia está entre os principais meios, junto com a ida à igreja, para quem busca conhecer a fé cristã, sendo mais popular entre pessoas de 25 a 34 anos.

O estudo também revelou que, entre aqueles que se tornaram cristãos, a leitura da Bíblia foi o segundo fator mais influente (24%), ficando atrás apenas de crescer em uma família cristã (34%).

Esse entendimento pode ter contribuído para aumentar a confiança dos líderes religiosos em distribuir Bíblias ao público. Entre as edições mais vendidas em nossa análise estão a Bíblia de Economia ESV e a Bíblia da Igreja ESV, ambas estrategicamente precificadas para serem oferecidas como brindes em ações de evangelismo.

Levando para o tradicional

A Bíblia mais vendida em 2024 foi a King James (KJV), o que pode parecer surpreendente. A popularidade contínua dessa versão está associada a uma tendência chamada “estranheza” do Cristianismo – um termo recentemente mencionado por Tom Wright no prefácio do livro de Justin Brierley e por Tom Holland, que aprecia o culto anglicano tradicional.

Expressões mais tradicionais e solenes do Cristianismo, como o alto anglicanismo e a ortodoxia oriental, parecem atualmente exercer uma ressonância mais genuína, em contraste com o Cristianismo "voltado ao buscador" mais neutro apresentado nas últimas décadas.

Segundo o editor, outras traduções tradicionais, como a English Standard Version (ESV) e a New King James Version (NKJV), registraram o maior crescimento em nossos dados.

Beneficiadas por cadeias de suprimentos mais eficientes nos EUA, essas versões aproveitam as economias de escala para oferecer uma variedade maior de edições disponíveis em catálogo.

“Cada vez mais, os leitores da Bíblia no Reino Unido buscam edições que atendam às suas preferências de tamanho, preço, recursos e design – mesmo que isso signifique aceitar o inglês americano para obter a edição ideal”.

Um último fator a ser considerado entre os cristãos é a crescente consciência dos desafios associados à leitura da Bíblia em dispositivos móveis, como distrações e a falta de contexto.

“Em um mundo onde a internet frequentemente nos conduz à superficialidade, a Bíblia impressa se destaca ao oferecer respostas genuínas para as questões mais profundas da vida. Que seu renascimento de vendas continue por muito tempo!”

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