De museus a templos: Novo guia mostra opções de turismo evangélico em SP

O lançamento da 2ª edição do Guia Turístico Evangélico aconteceu durante a Expo Cristã 2025, na capital paulista.

fonte: Guiame, Adriana Bernardo

Atualizado: Quarta-feira, 17 Setembro de 2025 as 11:25

AD Ministério no Ipiranga, Jardins do Templo de Salomão e Cemitério Protestante. (Foto: Reprodução/Guia Turístico; Paulo Li/Expressão Studio
AD Ministério no Ipiranga, Jardins do Templo de Salomão e Cemitério Protestante. (Foto: Reprodução/Guia Turístico; Paulo Li/Expressão Studio

A 2ª edição do Guia Turístico Evangélico do Estado de São Paulo foi lançada oficialmente durante a abertura da Expo Cristã 2025, a maior feira de produtos e serviços voltada ao mercado cristão da América Latina.

O lançamento aconteceu na abertura da feira, no dia 11 de setembro, no estande do Governo do Estado de São Paulo, com a presença de líderes evangélicos e do secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, responsável por apresentar a nova edição impressa e online.

Capa Guia Turístico Evangélico do Estado de SP. (Reprodução / Governo do Estado)

Em entrevista ao Guiame, o secretário Lucena falou da satisfação em estar lançando a 2ª edição da publicação:

“Nós temos aqui uma riqueza extraordinária colocada à disposição de todos aqueles que, vindos de diferentes partes do Brasil e do mundo para São Paulo, perguntam: o que um admirador da fé e da cultura evangélica pode fazer aqui, na cidade e no estado de São Paulo? Pois é exatamente para essas pessoas que oferecemos este material estruturado: a segunda edição do Guia Turístico Evangélico, uma oferta concreta do turismo religioso evangélico no nosso estado de São Paulo.”

Lucena destacou que uma das novidades nesta edição do guia é a Igreja das Crianças. Fundada em 1993 no Jaguaré (SP) pelos pastores Klaus e Luciana Piragine, a Igreja Evangélica Kyrios começou com sete jovens e tornou-se um movimento de fé e acolhimento que impactou centenas de pessoas. Entre seus ministérios, a Igreja da Criança busca formar o caráter cristão dos pequenos pelo Espírito Santo, ensinando o amor e a salvação em Jesus Cristo, preparando a nova geração de adoradores e herdeiros do Reino.

Igreja Evangélica Kyrios dedicada à evangelização de jovens, crianças e famílias. (Foto: Reprodução/Guia Turístico)

Turismo religioso em expansão

Segundo dados do guia, o turismo religioso movimenta entre 300 e 330 milhões de turistas por ano em todo o mundo, com aproximadamente 600 milhões de viagens religiosas e espirituais realizadas anualmente, conforme a ONU Turismo.

Estima-se que 60% da população mundial pratique alguma religião, o que faz deste público a base demográfica desse segmento, também reconhecido pela UNESCO.

No Brasil, e em especial em São Paulo, o setor é um dos motores do turismo interno. O estado concentra cerca de um terço da população brasileira e, de acordo com o IBGE, possui aproximadamente 84 mil templos religiosos, reunindo a maior concentração de evangélicos do país.

Nos últimos 20 anos, o número de evangélicos cresceu 543%, alcançando mais de 9 milhões de paulistas, de acordo com dados do guia.

Patrimônio histórico e cultural

O guia destaca que São Paulo abriga o primeiro templo evangélico do Brasil, em Santa Bárbara d’Oeste, datado de 1867, que acaba de completar 154 anos neste mês.

A Capela do Campo foi primeira Igreja Batista a ser organizada no Brasil, fundada em 10 de setembro de 1871, com cerca de trinta membros (imigrantes dos Estados Unidos), integrantes da Colônia Americana de Santa Bárbara.

Capela do Campo, Igreja Batista de Santa Bárbara. (Foto: Paulo Li/Expressão Studio)

Como parte da história, o Estado abriga o 1º Cemitério Protestante das Américas, construído diante de uma necessidade histórica.

Durante o lançamento, o secretário Lucena lembrou a situação enfrentada pelos primeiros imigrantes protestantes no país:

“Os imigrantes protestantes que vieram trabalhar no Brasil não podiam ser sepultados na terra, que era considerada católica. Então, os corpos destes irmãos eram envolvidos em cal virgem, colocados em caixotes e guardados em armazéns. Dom Pedro II, convencido do risco e da injustiça, dialogou com a Igreja Católica, que excomungou um pedaço de terra, dando origem ao Cemitério Protestante.”

A Sociedade Bíblica do Brasil, que recentemente alcançou a marca de 200 milhões de bíblias impressas, também figura como ícone turístico do Estado.

Em agosto de 1993, cerca de 30 pessoas se reuniram em um aterro no bairro do Tamboré, em Barueri (SP), para um ato simples, mas histórico. Após a leitura do Salmo 100 e uma oração, foi enterrada uma urna com uma Bíblia e um jornal do dia, como testemunho de fé e profecia do que viria.

Três décadas depois, o sonho se concretizou no Centro de Produção da Bíblia (Gráfica da Bíblia), construído com o apoio das Sociedades Bíblicas Unidas.

Hoje, a unidade imprime um exemplar a cada três segundos, atendendo não apenas o Brasil, mas também países das Américas, África lusófona e outras regiões do mundo.

A Gráfica da Bíblia, da Sociedade Bíblica do Brasil, imprime um exemplar a cada três segundos. (Foto: SBB)

Entre os pontos turísticos em evidência, está o Museu de Arqueologia Bíblica, localizado em Engenheiro Coelho, que reúne mais de 4.500 anos de história em artefatos que ajudam a compreender a cultura bíblica.

O MAB é um espaço cultural sem fins lucrativos que atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de arqueologia, teologia e história.

Com quase 2 mil peças em exposição, sendo 80% originais, o acervo abrange 4.500 anos de história, de 3.000 a.C. a 1.500 d.C., incluindo coleções arqueológicas, numismática e raridades como antigas edições da Bíblia.

Fachada do Museu de Arqueologia Bíblica, em Engenheiro Coelho. (Foto: MAB)

Outro destaque é o Templo de Salomão, réplica da construção descrita nas Escrituras, sede da Igreja Universal do Reino de Deus, que recebe visitantes do Brasil e do exterior.

De acordo com o secretário Lucena, “o Jardim Bíblico do Templo de Salomão, em seus 10 anos já recebeu mais visitantes do que o Cristo Redentor no mesmo período, tornando-se um dos pontos turísticos mais procurados do Brasil.”

Jardim Bíblico do Templo de Salomão já recebeu mais visitantes que o Cristo Redentor em 10 anos. (Foto: Reprodução/Guia Turístico)

Educação, fé e comércio

O Colégio Presbiteriano Mackenzie e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) também aparecem como referências educacionais de tradição reformada, consolidando a presença evangélica no campo da educação. Já para os que buscam produtos religiosos, a rua Conde de Sarzedas, na capital, é apontada como o maior polo comercial do setor no país, com dezenas de lojas especializadas.

Universidade é mantida pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. (Foto: Centro Cultural Mackenzie)

Eventos que mobilizam multidões

A publicação ainda destaca a Marcha para Jesus, considerada o maior evento de turismo religioso do Estado. Pacífica, a marcha reúne turistas nacionais e estrangeiros nas ruas da capital paulista, estando desde 2009 no calendário oficial de eventos.

Marcha para Jesus em São Paulo é a maior do mundo. (Foto: Reprodução/Guia Turístico)

A Igreja da Cidade, em São José dos Campos, foi fundada em 1942 como Igreja Evangélica Batista e passou por diferentes nomes ao longo de sua história.

Hoje, a Igreja da Cidade possui oito campi no município, atua em 17 cidades e três estados, e tem no Campus Colina seu centro de formação e envio para novas unidades, seguindo a tendência global de expansão de igrejas.

Igreja da Cidade, em São José dos Campos. (Foto: Reprodução/Guia Turístico)

Desde 2012, a Igreja Amor e Cuidado, em Araçatuba, realiza o Auto de Páscoa, musical que reúne teatro, dança e música ao vivo, impactando cerca de 20 mil pessoas por ano com a mensagem de fé e esperança.

Encenação do musical "Auto de Páscoa”, em Araçatuba. (Foto: Reprodução/Guia Turístico)

Outro destaque, a Cia de Artes Nissi, fundada em 2000 com a peça O Jardim do Inimigo, já alcançou mais de 10 milhões de espectadores no Brasil e no exterior.

Pioneira na arte cristã, atua há mais de 20 anos em teatro, dança, música, circo e cinema, além de manter projetos sociais como ONG.

Cia de Artes Nissi é formada por artistas missionários. (Foto: Felipe Santiago)

Cidades como Cajati e Sumaré também promovem celebrações de grande porte, como a festa missionária Atalaias de Cristo, em Cajati.

A nova edição do Guia Turístico Evangélico foi apresentada como uma ferramenta de valorização do patrimônio religioso paulista e de incentivo ao turismo regional.

A publicação, que circula em versão impressa e online, tem como objetivo oferecer informações práticas sobre roteiros, instituições e eventos que fazem parte do calendário evangélico e cultural do estado.

veja também