![Denzel Washington. (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/Adam Chitayat)](https://thumbor.guiame.com.br/unsafe/840x500/top/smart/https://media.guiame.com.br/archives/2025/02/12/1303889368-denzel-washington.jpeg)
No último sábado (8), o ator Denzel Washington refletiu sobre sua nova jornada de fé após ser batizado nos Estados Unidos.
Em uma entrevista ao The New York Times, Denzel relembrou o batismo em dezembro de 2024, e contou porque decidiu dar esse passo de fé:
“Um dia, eu fui dar uma volta. Decidi entrar no meu carro e dirigir até o [bairro do] Harlem. Parei em frente à igreja onde minha mãe cresceu. A porta estava entreaberta, então entrei. Eles estavam celebrando jovens estudantes, membros da igreja, que estavam indo para a faculdade. E eu me envolvi nisso, e uma coisa levou à outra, e semanas depois, meses depois, fui batizado”.
O ator aproveitou a oportunidade para esclarecer que ainda não se tornou um pastor: “Eu fui batizado e agora tenho que fazer cursos para obter uma licença. Não sou um ministro ordenado”.
O batismo ocorreu na Kelly Temple Church of God in Christ, em Harlem, Nova York — igreja que ele costumava ir quando era criança.
Tradição de fé
Denzel, que é filho de pastor, relembrou que a fé em Jesus faz parte da tradição de sua família.
“Foi profetizado na minha juventude que eu viajaria pelo mundo e pregaria para milhões de pessoas. Eu costumava pensar que estava fazendo isso por meio do meu trabalho. Agora, estou tentando ser um pouco mais específico, falando sobre minha fé”, disse o ator.
Sobre a profecia, ele detalhou: “Bem, uma mulher estava sentada no salão de beleza da minha mãe em março de 1975. A razão pela qual eu estava lá era que eu tinha sido reprovada na faculdade — me disseram para tirar um semestre de folga para pensar sobre o que eu queria fazer”.
E continuou: “E toda vez que eu olhava para cima, eu via essa mulher olhando para mim, e ela dizia que estava recebendo uma profecia. Ela não disse nada sobre eu ser um ator, mas eu viajei pelo mundo, e estou falando cada vez mais”.
Denzel também falou sobre a família e afirmou que ter filhos mudou sua perspectiva sobre a vida.
Sobre a esposa, Pauletta Washington, o ator destacou seu talento como atriz, cantora e pianista.
Pauletta também compareceu ao batismo e fez um discurso mostrando estar orgulhosa pela decisão do marido.
“Atuar meio que me escolheu, e eu comecei. Mas ela é uma artista. Eu nunca me vi dessa forma. Aprendi muito sobre a disciplina e admiração, com ela”, contou ele.
‘Não tente entender, viva’
Durante a conversa, Denzel destacou que ainda precisa trabalhar mais em sua fé: “Não consigo pensar em algo em que eu realmente precise trabalhar”.
“Relacionamentos, você sempre pode fazer melhor. Ter a oportunidade de impactar os outros com toda oportunidade e de todas as maneiras que eu posso. Às vezes com um centavo, às vezes com um dólar, às vezes com uma boa palavra. Eu amo ver as pessoas se saindo bem”, acrescentou.
Nesse momento, ele contou a seguinte parábola: “Um homem desce até o oceano e tenta encaixar todo o conhecimento do mar em seu pequeno cérebro em vez de apenas pular na água e se divertir”.
E continuou: “Às vezes, você só precisa ter fé em coisas maiores do que nossa capacidade de entendê-las. Você só precisa pular na água e se divertir, e não tentar entender, nem se preocupar em se afogar. Traga seu traje de banho! Vamos pular na água juntos na próxima vez”.
Questionado sobre em que momento ele aprendeu que “às vezes tem que pular na água”, Denzel respondeu:
“Bem, eu tentei de tudo! Eu estava lendo Mateus hoje, e ele fala sobre a semente, e se você colocá-la em solo rochoso, ela não crescerá. Você tem que ter fé que ela crescerá”.
“Você não consegue nem descobrir como ela cresce ou por que cresce ou de onde vem o sol. Aqui está o que quero dizer: o homem tenta reduzir tudo ao seu entendimento, que é o máximo do ego. Se eu não entendo, não existe. Algumas pessoas não entendem Deus, então algumas dizem, portanto, que Ele não existe”, acrescentou.
Atualmente, o ator afirmou que tudo o que tem feito em sua vida, está debaixo da direção de Deus:
“Tudo o que estou fazendo é através das lentes do que Deus pensa. É por isso que eu oro todos os dias. Eu digo: ‘Senhor, estou aqui, acredito que é isso que Você queria que eu fizesse’”.
“A profecia mudou minha vida completamente. Voltando a Mateus, foi uma semente plantada. Mas, eu não estava pronto para isso, ou não entendi. Eu tinha 20 anos na época; tenho 70 agora. Levei 50 anos para entender”, acrescentou.
Por fim, Denzel destacou que, através dessa entrevista, ele deseja que as pessoas “acreditem em algo maior”:
“Olhe para o mundo. O que ele lhe dá todos os dias? Incêndios. Morte. Assassinato. Política. Ditadores. Divisão. Olhe para o mundo que criamos para nós mesmos. É tudo o que tenho a dizer”.