Membros da Igreja Assembleia de Deus se uniram para transcrever toda a Bíblia à mão, em Goiânia (GO).
O exemplar gigante, que pesa 11 kg e possui 60 centímetros de altura, foi escrito por 39 cristãos da igreja.
Os fieis levaram quase 8 meses para preencher as 888 páginas em branco do livro sagrado. O trabalho foi realizado de abril a dezembro de 2024.
A ideia de transcrever a Palavra de Deus à mão foi da missionária Elza Soares, membro da igreja, durante uma reunião de oração.
"É uma forma de nós, além de lermos a Palavra, memorizarmos mais. E estarmos gravando a Palavra do Senhor em nosso coração", disse ela, em entrevista ao Jornal Anhanguera.
39 membros escreveram o manuscrito da Bíblia. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera).
Foram usadas 80 canetas para copiar os textos bíblicos. Os 39 participantes tiveram o cuidado de usar canetas da mesma cor e do mesmo lote, para evitar diferenças de tonalidades.
Entre os copiadores, estava Maura Jorge, uma membro da igreja de 90 anos. Ela contou que gostou muito de participar do projeto.
"Hoje eu me arrependo de ter escolhido o menorzinho livro da Bíblia. Deu vontade de escrever mais, a experiência foi boa", disse ela.
Após a conclusão da cópia, a Bíblia gigante foi exposta no templo da igreja e gerou orgulho entre a congregação.
"O livro mais lido e vendido até hoje do mundo é a Bíblia Sagrada. É um livro que não é estudado só por teólogos, mas por cientistas, por antropólogos. É um livro que você lê e o autor está junto. Quem é o autor? A inspiração, que é o Espírito Santo, foi o que a gente sentiu escrevendo a Palavra de Deus", disse o pastor da igreja, Eliezer de Jesus.
A obra transcrita pelos cristãos foi reconhecida pela Sociedade Bíblia do Brasil e a igreja planeja que o manuscrito entre para o Livro dos Recordes.